A Homogeneização das cores da popular madeira Teca agora é possível
O uso da técnica do "Termo Tratamento" em madeiras feito pela Vale do Cedro no Estado de São Paulo, gera melhoras à madeira Teca brasileira
O uso da madeira é uma tradição em projetos de engenheiros, arquitetos e designers de interiores, uma vez que, sua neutralidade estética favorece à combinação de cores e facilita a composição harmônica com outros materiais.
A madeira Teca possui características que fazem dela uma opção de alta demanda no mercado nacional e internacional de madeiras. São os benefícios de durabilidade, estabilidade dimensional e relativa leveza, que fazem deste material um dos favoritos dos profissionais do setor.
A Teca é comumente utilizada na construção naval, mas por ser uma madeira facilmente trabalhada, também se presta à fabricação de móveis, estruturas, pisos, peças torneadas, chapas, painéis, postes e dormentes; por apresentar resistência à ação do sol, calor, frio, água da chuva e do mar.
No Brasil, esta madeira é apresentada no mercado com diferentes tonalidades dentro da mesma peça o que ocasionalmente faz que a madeira não seja a escolhida por fatores de qualificação estética do produto final. A Fazenda Vale do Cedro, inovando no setor, oferece ao mercado à possibilidade de homogeneizar as cores das peças de Teca sem deixar defeitos evidentes no material através do uso da técnica de "Termo Tratamento", isto é, a evolução que o mercado madeireiro estava esperando.
O termo tratamento da Vale do Cedro, é uma técnica que consiste em aquecer a madeira à uma temperatura de pelo menos 140º Celsius enquanto o material é protegido com vapor d'água para não perder suas caraterísticas, além de fornecer proteção. Como resultado do processo, as madeiras adquirem propriedades físicas e químicas, porém continuam sendo um produto amigo do ambiente, só que agora com múltiplas utilidades.
Website: http://www.valedocedro.com