Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aborto e acesso a armas de fogo são os temas que mais dividem brasileiros, diz pesquisa

Levantamento foi feito com 2.010 pessoas em 112 cidades entre os dias 12 e 14 de junho

1 jul 2023 - 18h56
(atualizado às 19h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Aborto e acesso a armas de fogo são os temas que mais dividem brasileiros, diz pesquisa Datafolha
Aborto e acesso a armas de fogo são os temas que mais dividem brasileiros, diz pesquisa Datafolha
Foto: Getty Images

Um novo estudo feito pelo Datafolha aponta os temas que mais dividem a opinião dos brasileiros. Segundo a pesquisa, o direito ao aborto, o acesso a armas de fogo e a homossexualidade são assuntos que mais polarizam a sociedade brasileira.

A pesquisa, que foi divulgada neste sábado, 1, é resultado de um levantamento feito com 2.010 pessoas em 112 cidades entre os dias 12 e 14 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Aborto

Ao serem questionados se o aborto deve ser um direito da mulher, 52% dos entrevistados disseram ser contrários (total ou parcialmente), enquanto que 44% são a favor. Segundo a legislação brasileira, o aborto é permitido em caso de estupro, risco de morte para a mãe ou anencefalia do feto.

Armas de fogo 

A pesquisa também mostra que 33% do brasileriso são totalmente a favor do acesso a armas de fogo pela população. Em contra partida, 37% são totalmente contrários. 

Quando o recorte é feito por gênero, 61% dos homens são favoráveis e  57% das mulheres são contrárias.

Já o recorte por posicionalmente político aponta que  67% dos eleitores de Bolsonaro são a favor das armas, enquanto que 62% dos que votaram em Lula nas últimas eleições são contra.

Homossexualidade

Ao serem perguntados se a homossexualidade deve ser aceita por toda a sociedade, 75% dos entrevistados concordaram totalmente e 21% discordaram. No entanto, quando questionados se a  família deve ser formada por um homem e uma mulher 72% concordaram e 27% discordam, indicando uma uma resistência a famílias diversas e o casamento gay. 

* Com informações do jornal O Globo

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade