'Achei que o avião fosse se desintegrar', relata passageiro que gravou vídeo antes da queda
Sobreviventes da queda do avião Embraer 190, operado pela Azerbaijan Airlines, compartilharam momentos de desespero antes do acidente que ocorreu na quarta-feira (25), próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão. A tragédia, que deixou 38 mortos e 29 feridos, aconteceu durante o voo J2-8243, que partiu de Baku e seguia para Grozny, na Rússia.
Passageiros relataram ter ouvido explosões antes do impacto. "Depois do estrondo achei que o avião fosse se desintegrar, era óbvio que tinha sido danificado de alguma forma. Parecia que o avião estava bêbado - já não era mais o mesmo", disse Subhonkul Rakhimov, entrevistado pela Reuters em um hospital. Ele acrescentou que começou a recitar orações após ouvir o barulho.
Outra passageira, Vafa Shabanova, contou à Reuters que ouviu um som alto seguido por outro estrondo. "Fiquei muito assustada", afirmou, destacando que foi orientada por uma comissária a ir para a parte traseira da aeronave.
Kazajistán 🇰🇿
Subkhon Rakhimov, un pasajero del vuelo de Azerbaijan Airlines que se estrelló, sobrevivió al incidente. Inicialmente filmó un video para su esposa mientras el avión se desplomaba.
— Mauricio Orellana 🌐 (@MauriOrellanaSV) December 26, 2024
O que pode ter causado a queda do avião?
De acordo com investigações preliminares do Azerbaijão, há indícios de que o avião tenha sido atingido por engano por um sistema de defesa aérea russo. Relatórios indicam que a aeronave pode ter sido confundida com drones ucranianos, enquanto sistemas de guerra eletrônica teriam interferido no GPS do avião, dificultando sua navegação.
Apesar dessas alegações, a Rússia não assumiu responsabilidade. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou que Moscou está investigando o caso e ofereceu assistência ao Azerbaijão. Inicialmente, autoridades russas atribuíram o acidente a uma colisão com pássaros ou às condições climáticas desfavoráveis, incluindo neblina.
A companhia aérea informou que "interferência externa e técnica" causou a queda. Imagens do local do acidente mostraram buracos na fuselagem e sinais de incêndio na aeronave antes do impacto.
Avião da Embraer "cai" no Cazaquistão. Disseram que foi pássaro.
Deve ter sido um bando, e com bicos de titânio.pic.twitter.com/0LAypdlm78
— PRAVDA-BR (@FalaChupetinha) December 25, 2024
Repercussões e investigação
Após o acidente, a Azerbaijan Airlines suspendeu voos para oito cidades russas até que o incidente seja esclarecido. O Cazaquistão criou uma comissão para investigar as causas da tragédia e garantir apoio às famílias das vítimas.
Em nota, a Embraer lamentou o ocorrido. "Estamos profundamente tristes com a ocorrência de hoje, próximo a Aktau, no Cazaquistão. Os nossos pensamentos e sinceras condolências vão para as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo ocorrido. Estamos acompanhando de perto a situação e continuamos totalmente empenhados em apoiar as autoridades competentes", afirmou a empresa.