Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Adélia Prado é homenageada na Academia Brasileira de Letras

Durante a celebração, a escritora também foi homenageada com recital do ator Tony Ramos, que falou com exclusividade ao site Perfil Brasil da responsabilidade de interpretar seus textos

20 jul 2024 - 14h25
Compartilhar
Exibir comentários

Na comemoração dos seus 127 anos, a  Academia Brasileira de Letras realizou uma solenidade no Salão Nobre do Petit Trianon,no Rio de Janeiro. Na ocasião, foram entregues os mais importantes prêmios da Instituição este ano. Entre eles, o  Prêmio Machado de Assis, concedido á escritora e poetisa Adélia Prado.

Adélia Prado é homenageada na ABL
Adélia Prado é homenageada na ABL
Foto: Reprodução / Perfil Brasil

Adélia Prado não pode comparecer, mas gravou vídeo lendo poemas. A honraria foi recebida por sua filha, a atriz Ana Prado. 

Em entrevista ao site Perfil Brasil, o presidente da ABL, Merval Pereira, destacou a importância da homenagem. "Adélia Prado é a maior poeta brasileira. Resolvemos homenageá-la porque estávamos devendo isso a ela e à poesia brasileira", declarou.

Já o ator Tony Ramos, que leu poemas de Adélia, destacou a importância dela no universo literário brasileiro e a responsabilidade que é interpretar suas obras. Em conversa com a jornalista Fernanda Chaves, do Grupo Perfil Brasil, ele revelou: "é muita responsabilidade ler os textos de Adélia Prado. A querida Fernanda Montenegro fez 'Dona Doida' no teatro, no passado, e você tem aqui, para um ator como eu, de uma caminhada tão longa na profissão, no mínimo, uma grande emoção", afirmou.

Adélia Prado

Ela nasceu em 1935 na cidade mineira de Divinópolis, no estado de Minas Gerais. Inicialmente, ainda menina, apaixonou-se pela escrita. Logo, começou a escrever os primeiros versos. Porém, somente aos 40 anos de idade, já casada e com cinco filhos, ela passou a se dedicar integralmente à carreira de escritora. recebeu o aval de ninguém menos do que o poeta Carlos Drummond de Andrade. Aliás, foi ele quem enviou os primeiros escritos de Adélia para publicação na Editora Imago, sob o nome de Bagagem, sua coletânea de poesias mais celebrada.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade