Agenda de Lula inclui Papa Francisco, Bill Gates e discussão do acordo Mercosul-UE
Uma das reuniões na agenda é com o Papa Francisco e a pauta seria em torno de questões humanitárias em busca de paz
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem um série de encontros previstos durante a Conferência do Clima das Nações Unidas (ONU), a COP 28, nos Emirados Árabes, nesta semana. Esta é a primeira viagem internacional de Lula desde que passou por uma cirurgia no quadril, em setembro.
Uma das reuniões na agenda é com o Papa Francisco e a expectativa é de que a pauta seja sobre iniciativas humanitárias em busca da paz, especialmente no confronto entre Israel e Hamas.
Lula também quer convidar o Papa para participar da COP30, que será realizada em 2025, em Belém, já que os dois expressam preocupações com o aquecimento global. O foco principal do evento será uma tentativa de um acordo para frear o aumento da média da temperatura global, que chegou a 1,5ºC em julho, o que é considerado um limite pré-colapso.
Bom dia. Chegando na Arábia Saudita, nosso primeiro destino nesta visita ao Oriente Médio, para reuniões com o chefe de Estado e de empresários brasileiros e sauditas. Vamos apresentar projetos de investimento no Brasil e aumentar as relações comerciais e de parceria entre nossos… pic.twitter.com/kNAnFZCuN5
— Lula (@LulaOficial) November 28, 2023
Acordo Mercosul-UE
Na agenda do presidente Lula também estão reuniões com líderes europeus, como o presidente da França Emmanuel Macron; o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak; e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.