ALERTA! Guaíba está muito próximo de transbordar no Centro de Porto Alegre
A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta, na noite deste domingo, sobre a possibilidade de novas chuvas intensas.
No início da noite deste domingo, o nível do Guaíba atingiu um novo recorde histórico, com a régua no Cais Mauá marcando 2,71 metros. Esta marca supera a medição registrada em 14 de setembro deste ano, de 2,70 metros, e fica atrás apenas do registro de 2,97 metros em outubro de 2015, ano em que o Rio Grande do Sul enfrentou um longo período de cheias devido à influência de um Super El Niño.
A situação é considerada "extremamente preocupante" pela MetSul Meteorologia. Com a persistência de chuvas na capital, aumento do fluxo dos rios, represamento causado pelo nível elevado da Lagoa dos Patos e a adição de represamento devido aos fortes ventos do sul ao longo da semana, a enchente do Guaíba pode evoluir para níveis críticos. Não se descarta a possibilidade do nível da água no Cais Mauá atingir a marca de 3 metros, que é o ponto de transbordamento.
De acordo coma Metsul, o nível muito alto ainda pode alagar áreas perto do Centro e da zona Norte (São Geraldo e Navegantes) pela água que reflui pela rede pluvial. Em 2015, houve alagamentos pelo refluxo da rede pluvial na Praia de Belas (junto ao TJRS), Rodoviária, São Geraldo e Navegantes,.
A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta, na noite deste domingo, sobre a possibilidade de novas chuvas intensas. São esperados chuvas fortes, raios e a possibilidade de granizo e rajadas de vento. O aviso permanece válido até as 10h desta segunda-feira.