Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alta do dólar, votações no Congresso e o melhor jogador do mundo: confira os destaques da semana

20 dez 2024 - 17h19
Compartilhar
Exibir comentários

Alta histórica do dólar, aprovação da reforma tributária e do pacote de corte de gastos no Congresso, e a vitória de Vini Jr no futebol.

Congresso promulga PEC do pacote fiscal
Congresso promulga PEC do pacote fiscal
Foto: Pedro França/Agência Senado / Perfil Brasil

Confira o que foi destaque na semana:

Dólar nas alturas

O valor do dólar quebrou recordes nos últimos dias, chegando até a R$6,30. A principal explicação para a alta histórica da moeda americana é a apreensão do mercado com a chegada do pacote de corte de gastos no Congresso. Existe uma desconfiança com a sustentabilidade das contas públicas diante das medidas propostas.

Outro fator é a economia dos Estados Unidos. O Federal Reserve, banco central do país, anunciou um corte na taxa de juros mais devagar do que o esperado.

Além disso, o relatório trimestral da inflação do banco central prevê uma piora no controle da inflação e no crescimento da atividade para 2025. 

Em uma tentativa de conter a desvalorização do real, o nosso Banco Central realizou alguns leilões de venda de dólares. Foram mais de vinte milhões de dólares injetados no mercado de câmbio, que conseguiram provocar uma operação em baixa na manhã desta sexta-feira (20).

Corrida no Congresso

Enquanto isso, o Congresso está em uma corrida contra o tempo. Ou melhor, contra o recesso. 

Foi aprovada nessa semana a primeira parte da reforma tributária, que vai começar a ser implementada em 2026. A carne passará a fazer parte da cesta básica. Ou seja, irá conter os valores da proteína animal pela isenção de imposto, pelo menos considerando só esse fator.

O texto aprovado também inclui o imposto do pecado para produtos como cigarro e bebidas alcóolicas, e prevê a devolução de impostos para pessoas de baixa renda. Agora, falta a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Outro grande projeto votado foi o pacote de corte de gastos. O texto-base foi aprovado na Câmara e no Senado, mas não saiu ileso - passou por alterações que podem comprometer a quantia economizada pelo governo, segundo o ministro Fernando Haddad.

Entre as mudanças propostas, destacam-se a limitação dos chamados supersalários no funcionalismo público e alterações nas regras de concessão do abono salarial. Além disso, a PEC também altera a destinação de recursos importantes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para outros programas educacionais.

É do Brasil!

Vini Jr. foi eleito o melhor jogador de futebol do mundo pela Fifa nesta quarta-feira (18). Depois de levar o prêmio The Best, o atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira se tornou o sexto brasileiro a receber a conquista, se juntando a lendas como Ronaldo, Ronaldinho, Kaká e Romário.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade