Alteração no trânsito e transporte para a Maratona Internacional de Porto Alegre
O evento, realizado pelo Clube dos Corredores de Porto Alegre (Corpa), terá percurso de 42.195 quilômetros e contará com as participações de maratonistas de 16 países. A maratona é apresentada pela Unimed com apoio institucional da Prefeitura de Porto Alegre.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) organizou esquema especial de trânsito para a 38° Maratona Internacional de Porto Alegre, que ocorre neste sábado, 3, e domingo, 4, a partir das 7h. Serão mais de 300 agentes de trânsito e transporte que irão atuar nos dois dias de evento para garantir a segurança viária e orientar o trânsito e os passageiros do transporte coletivo. O principal impacto na mobilidade urbana será nas regiões Sul e Centro da Capital.
"A realização da maratona é resultado do trabalho de um ano de planejamento, organização, ajuste técnico e operacional. Trabalhamos com 100% do nosso efetivo para garantir a segurança viária dos atletas", destaca o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.
"Reforçamos que os motoristas que puderem evitar a região dos bloqueios no final de semana o façam. No sábado ainda há um grande fluxo de veículos no Centro, região que terá impacto com a maratona. Nossas equipes estão preparadas para orientar a todos e minimizar os transtornos", diz o gerente de trânsito da EPTC, Leandro Coelho.
O evento, realizado pelo Clube dos Corredores de Porto Alegre (Corpa), terá percurso de 42.195 quilômetros e contará com as participações de maratonistas de 16 países. A maratona é apresentada pela Unimed com apoio institucional da Prefeitura de Porto Alegre.
Meia-Maratona: Os bloqueios começaram na sexta-feira, 2, às 23h na Diário de Notícias, sentido Centro/bairro. A partir das 5h30 de sábado, 3, será bloqueada a Edvaldo Pereira Paiva e o cruzamento das avenidas Augusto de Carvalho e Loureiro da Silva. Na região central, a partir das 6h30, a avenida Mauá, a partir da estação Borges de Medeiros estará bloqueada. A recomendação é que se evite essa região utilizando o Túnel da Conceição ou a Terceira Perimetral.
Na região sul, o trânsito será desviado da avenida Padre Cacique, pela Pinheiro Borda, Taquari. Na Icaraí o desvio será pela Coronel Claudino e Tamandaré.
Itinerário: A largada da meia-maratona e da rústica será na Diário de Notícias. Os competidores na meia-maratona passam pela avenidas Padre Cacique - Fernando Lucio Costa - Edvaldo P. Paiva - Pres. João Goulart - Mauá - Borges de Medeiros - Siqueira Campos - Pres. João Goulart - Loureiro da Silva - Edvaldo P. Paiva - Diário de Notícias.
Na rústica, o percurso é avenida Diário de Notícias (Barra) - Padre Cacique - Fernando Lucio Costa - Edvaldo P. Paiva - Padre Cacique - Diário de Notícias.
Maratona: No domingo acontece a maratona, a partir das 7h. Assim como na meia-maratona, os bloqueios começam na noite anterior na Diário de Notícias, seguindo os mesmos bloqueios e desvios do sábado. Além dos efetuados na meia-maratona, a competição de domingo bloqueia a avenida João Pessoa a partir das 6h40 e a Azenha, a partir das 7h. Neste dia de evento haverá alteração em 127 semáforos para garantir a fluidez nos pontos em de maior concentração de veículos devido aos bloqueios.
Itinerário: A largada é na avenida Diário de Notícias e segue pela Padre Cacique - Fernando Lucio Costa - Edvaldo P. Paiva - Ipiranga - Edvaldo P. Paiva - Padre Cacique - Diário de Notícias - Guaíba - Copacabana - Sgt. Nicolau Dias de Farias - rua Dr. Barcellos - Wenceslau Escobar - Diário de Notícias - Padre Cacique - Fernando Lucio Costa - Edvaldo P. Paiva - Aureliano F. Pinto - Augusto de Carvalho - Loureiro da Silva - Antônio C. Guimarães - João Pessoa - Azenha - Damasco - Érico Veríssimo (corredor de ônibus) - Aureliano F. Pinto - Praia de Belas (direita) - Borges de Medeiros (direita) - Viaduto dos Açorianos - Paço dos Açorianos (alça de acesso) - Loureiro da Silva - Pres. João Goulart - Siqueira Campos - Borges de Medeiros - Mauá - Pres. João Goulart - Edvaldo P. Paiva - Padre Cacique - Diário de Notícias.
Transporte - Haverá impacto no itinerário de 52 linhas de ônibus que circulam pela região sul e central da cidade e cinco linhas de lotação. Em alguns pontos haverá a montagem de terminais temporários para atender ao usuário do transporte coletivo.
e confira as alterações no transporte público.
Para minimizar os impactos no trânsito e no transporte público, as informações serão atualizadas, em tempo real, pelo Twitter
Para saber mais sobre o trajeto da prova, mudanças no trânsito, nas linhas de ônibus e lotações, acesse as apresentações do planejamento da EPTC para a maratona e meia-maratona e a descrição dos desvios do transporte público.