Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aneel acolhe pedido de fiscalização imediata da CEEE Equatorial solicitado pela Agergs

Agência Nacional de Energia Elétrica reage à insatisfação com a concessionária e busca ações regulatórias para enfrentar problemas

28 jul 2023 - 12h31
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta quarta-feira (26), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acolheu a indicação da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) e decidiu agir de forma imediata na fiscalização dos serviços prestados pela CEEE Equatorial. A Conselheira-Presidente da Agergs, Luciana Luso de Carvalho, participou de uma reunião com membros da Aneel, onde reiterou a necessidade de uma ação fiscalizatória, ratificando o pedido feito anteriormente em maio.

Foto: Divulgação | CEEE Equatorial / Porto Alegre 24 horas

O encontro contou com a presença dos conselheiros Paulo Roberto Petersen e Alexandre Porsse, além do Diretor-Geral Francisco de Araújo e do Gerente de Energia e Gás Canalizado da Agergs, Alexandre Jung. Notavelmente, o Diretor-Geral da Aneel não esteve presente na reunião.

Durante o encontro, Luciana expressou a insatisfação generalizada em relação à CEEE Equatorial, citando relatos de prefeitos, vereadores e usuários. Por sua vez, Alexandre Jung destacou que houve descumprimento do plano de resultados e defendeu a necessidade de avançar nas ações regulatórias, podendo chegar à aplicação de novas multas à concessionária.

Entre os problemas apontados estão a degradação de conjuntos elétricos, um atendimento deficitário, falhas na comunicação e ineficiência na poda de árvores, um dos principais motivos de interrupção no fornecimento de energia.

Os conselheiros Alexandre Porsse e Paulo Roberto Petersen cobraram ações imediatas, ressaltando que esse tipo de problema já ocorreu anteriormente e que a resposta da Companhia não tem sido adequada. Eles também alertaram para a possibilidade de ocorrerem outros eventos climáticos severos no futuro.

Em resposta, a CEEE Grupo Equatorial Energia divulgou uma nota informando que se reuniu com as agências para apresentar as ações adotadas para enfrentar os problemas causados pelo ciclone extratropical que atingiu o estado nos últimos dias. O presidente da empresa, Raimundo Barretto Bastos, esteve presente na reunião, acompanhado pelo Superintendente Comercial, Sergio Ricardo de Andrade Oliveira; o Gerente de Regulação e Mercado, Lázaro Serra Soares Filho; e o Gerente Jurídico, David Abdalla Pires Leal.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade