Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Apagão em Porto Alegre: Prefeitura exige investigação urgente na CEEE Equatorial

População sofre com falta de luz após temporal; prefeito cobra ação imediata

20 jan 2024 - 10h57
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: imagem ilustrativa / Pedro Piegas / PMPA / Porto Alegre 24 horas

A Prefeitura de Porto Alegre encaminhou, nesta sexta-feira, 19, uma solicitação urgente à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para investigar as operações da CEEE Equatorial. A medida ocorre em meio a uma crise, com parte da população da capital gaúcha enfrentando a falta de energia desde a noite de 16 de janeiro, quando uma tempestade assolou a região. O déficit elétrico também impacta os serviços de água do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

No documento assinado pelo prefeito Sebastião Melo e entregue à Superintendência de Fiscalização Técnica dos Serviços de Energia Elétrica da Aneel, a administração municipal demanda uma investigação sobre as "causas da demora na restauração oportuna do fornecimento de energia elétrica e a ausência de um plano de contingência eficaz" por parte da CEEE Equatorial.

Além disso, o Executivo exige "medidas apropriadas para responsabilizar a empresa", considerando a "gravidade das consequências para a população". Por fim, a prefeitura solicita à Aneel que determine que a CEEE Equatorial implemente um "plano de contingência robusto e eficaz, visando prevenir e minimizar impactos em eventos futuros" semelhantes.

A nota destaca também relatos e imagens de protestos de moradores, divulgados pela imprensa, e ações de fiscalização realizadas por órgãos como a Defensoria Pública do Estado e o Ministério Público do Rio Grande do Sul. A situação do apagão em Porto Alegre é acompanhada de perto pela população e pelos órgãos de controle.

Com a informação Prefeitura de Porto Alegre.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade