Após demissão, Adrilles diz que foi "abandonado" pela empresa
Na web, internautas apontaram semelhanças entre o gesto de Adrilles Jorge durante programa e saudação nazista 'sieg heil'
O escritor e comentarista Adrilles Jorge se manifestou na tarde desta quarta-feira, 9, após ser demitido da 'Jovem Pan' por ter um gesto que foi associado ao nazismo. No vídeo publicado, Adrilles diz que é vítima do que chamou de intenção capciosa. “E absolutamente suja de pessoas que querem destruir o caráter de outras. Sigo só, fui abandonado pela minha empresa”.
A cena ocorreu quando Adrilles comentava o caso envolvendo o youtuber Monark, que foi desligado da sociedade que mantinha no Flow Podcast após defender a legalização de partidos nazistas no Brasil. Internautas apontaram semelhanças entre o gesto do comentarista e a saudação nazista ‘sieg heil’, utilizada no período do Terceiro Reich alemão.
Após a demissão, por meio de um comunicado, o Grupo Jovem Pan afirmou que “repudia qualquer manifestação em defesa do nazismo e suas ideias''.
No Brasil, embora apontados como minoria, dados obtidos pela agência ‘Fiquem Sabendo’ mostram que o número de inquéritos instaurados na Polícia Federal relacionados à apologia ao nazismo subiu entre 2018 e 2020: passando de 17 para 93 casos. Veja no vídeo abaixo: