Após Rio, SP tem multidão nas ruas em ato por 'Diretas Já'
Show-protesto foi convocado por artistas e movimentos populares
A cidade de São Paulo recebe neste domingo (4) um show-protesto organizado por artistas em defesa de eleições diretas para a Presidência da República e da saída de Michel Temer do Palácio do Planalto.
O ato acontece no Largo da Batata, na zona oeste da metrópole, e reúne cerca de 30 blocos do carnaval paulistano, além de organizações sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
Entre os artistas que participam estão Chico César, Criolo, Mano Brown, Maria Gadú, Emicida, Péricles, Pitty e Tulipa Ruiz. No domingo passado, 28 de maio, dezenas de milhares de pessoas já haviam feito um ato na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, por eleições diretas.
A pressão para Temer renunciar aumentou após a divulgação da delação premiada de Joesley Batista, dono do frigorífico JBS, que motivou a abertura de um inquérito contra o presidente no Supremo Tribunal Federal (STF) por obstrução de Justiça, corrupção passiva e organização criminosa.
Na última quarta-feira (31), a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a realização de eleições diretas para o Planalto caso o cargo fique vago nos primeiros três anos de mandato - atualmente, a lei fala em votação popular apenas na hipótese de vacância na metade inicial do governo.
Para entrar em vigor, a PEC ainda precisa ser aprovada em plenário no Senado e na Câmara por maioria qualificada de dois terços, e em dois turnos.
Veja mais fotos: