Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aprovação de PEC que facilita pagamento de dívidas de partidos foi destaque no 1º semestre

Além desta proposta, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou outras 97, entre elas: 64 projetos de lei, quatro MPs, cinco projetos de lei complementar e 20 projetos de decreto legislativo

29 jul 2024 - 14h25
(atualizado em 30/7/2024 às 11h13)
Compartilhar
Exibir comentários

A Câmara dos Deputados aprovou neste primeiro semestre 98 propostas em Plenário, sendo 64 projetos de lei, duas propostas de emenda à Constituição, quatro medidas provisórias, cinco projetos de lei complementar, 20 projetos de decreto legislativo e três projetos de resolução.

O texto aprovado pela Câmara ainda precisa ser votado no Senado
O texto aprovado pela Câmara ainda precisa ser votado no Senado
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil / Perfil Brasil

Na área de política, o destaque foi a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 9/23, que cria uma espécie de Refis (refinanciamento de dívidas) para partidos políticos, seus institutos e fundações regularizarem débitos com isenção de juros e multas.

A Câmara aprovou o texto do deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP) em substituição à proposta original, cujo primeiro signatário é o deputado Paulo Magalhães (PSD-BA).

Em análise no Senado, a PEC prevê que os débitos serão reajustados apenas pela correção monetária e poderão ser parcelados em até 180 meses. As dívidas previdenciárias, no entanto, só poderão ser divididas em 60 meses. Para pagar essas dívidas, os partidos poderão usar recursos do Fundo Partidário.

Isso valerá para sanções e penalidades de natureza eleitoral ou não, devolução de recursos ao Erário ou mesmo devolução de recursos públicos ou privados determinados pela Justiça Eleitoral.

* Matéria publicada com informações da Agência Câmara de Notícias.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade