Aprovado projeto que libera Pix para pagar passagem de ônibus em Porto Alegre
O projeto tem como objetivo facilitar o dia a dia dos usuários e reduzir a circulação de dinheiro em espécie nos ônibus.
Na tarde desta quarta-feira, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou um projeto de lei que estabelece o uso do Pix e do QR Code como opções de pagamento para passagens de ônibus, além de criar um sistema colaborativo de recarga do Cartão TRI, utilizado no Sistema de Transporte Integrado.
O projeto, proposto pelo vereador José Freitas (Republicanos), tem como objetivo facilitar o dia a dia dos usuários e reduzir a circulação de dinheiro em espécie nos ônibus. Segundo o vereador, o Pix é a modalidade de pagamento mais utilizada no país, de acordo com informações do Banco Central, e é necessário modernizar o sistema de transporte público incorporando esse meio de pagamento.
Além disso, a proposta busca ampliar os locais de recarga do Cartão TRI, permitindo que os cidadãos possam adquirir créditos nos próprios bairros, em estabelecimentos como lotéricas, mini-mercados, padarias, fruteiras e outros negócios registrados e que atuem economicamente em Porto Alegre.
Atualmente, a recarga do Cartão TRI pode ser realizada pela Internet ou em apenas três pontos da cidade: no Centro Histórico, na zona Norte (Terminal Triângulo) e na zona Leste (Protásio Alves).
O projeto agora aguarda a sanção do prefeito Sebastião Melo para entrar em vigor.