Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Arqueólogos descobrem espada samurai de 400 anos em Berlim

27 ago 2024 - 11h26
Compartilhar
Exibir comentários

Raro artefato do período Edo levanta questões sobre sua jornada do Japão feudal isolado até o coração da Europa.No início, parecia um achado rotineiro. Em 2022, funcionários que trabalhavam nas obras de revitalização do Molkenmarkt, na região central de Berlim, encontraram, nos escombros que enchiam o porão de um prédio residencial perto da praça, um bastão de metal corroído.

Espada curta do período Edo encontrada em escavações no centro histórico de Berlim
Espada curta do período Edo encontrada em escavações no centro histórico de Berlim
Foto: DW / Deutsche Welle

A Molkenmarkt é considerada o lugar onde Berlim foi fundada, há quase 800 anos, e as escavações na região em obras já revelaram todo tipo de artefatos históricos.

Foi apenas durante a restauração do objeto que se descobriu que se tratava de uma valiosa espada japonesa de 400 anos. Um achado, já que o Japão permaneceu completamente fechado a estrangeiros até 1854.

A espada curta, conhecida como wakizashi, data do século 17, segundo informou o Escritório de Monumentos Estaduais de Berlim. Foi somente durante o trabalho de restauração no Museu de Pré-História e História Antiga que os especialistas perceberam que estavam lidando com um fragmento de uma wakizashi, espada tradicionalmente usada por samurais.

Punho do período Edo

O punho da espada, que tinha danos graves causados pelo calor, manteve partes de sua bainha de madeira, assim como fragmentos de seu invólucro de tecido e pele de arraia. O punho foi datado do chamado período Edo, entre os séculos 17 e 19. A lâmina é muito mais antiga e pode até ser do século 16.

A restauração revelou detalhes fascinantes: parte do punho foi decorada com o desenho de daikoku, um dos sete deuses da sorte do Japão. Além disso, a lâmina, embora tenha sido encurtada em algum momento de sua história, foi decorada com motivos de crisântemo e água, típicos do período Edo.

As radiografias feitas antes da restauração trouxeram mais revelações. Embora não tenha sido encontrada a assinatura do ferreiro, foi confirmado que a lâmina era originalmente mais longa, reforçando a hipótese de que a wakizashi foi cortada para um novo uso.

Origem desconhecida

Ainda é um mistério como essa espada japonesa chegou a Berlim. Algumas teorias sugerem que ela pode ter sido um presente diplomático durante a Missão Takenouchi em 1862 ou a Missão Iwakura em 1873, quando enviados japoneses visitaram a Europa para estabelecer relações. Mas não foi encontrada nenhuma ligação direita com o local encontrado que comprove essa teoria.

"Quem poderia imaginar que, em uma época em que o Japão estava isolado e quase nenhum viajante europeu visitava o país, uma arma tão usada e ricamente decorada chegaria a Berlim", disse Matthias Wemhoff, arqueólogo diretor do Museu de Pré-História e História Antiga e dos Museus Naturais de Berlim.

A wakizashi foi exibida ao público pela primeira vez no Museu do Samurai de Berlim no sábado (24/08), durante a Longa Noite dos Museus, evento anual em que todos os museus da cidade abrem para visitação à noite.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade