Arte sobre rodas: carro de Fórmula 1 feito com sucata é destaque no Aeroporto de Porto Alegre
Obra sustentável da Gerdau utiliza 1,4 tonelada de metal reciclado e ficará exposta por dois meses no saguão
Passageiros que circularem pelo Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, terão uma surpresa inusitada: uma réplica em tamanho real de um carro de Fórmula 1, feita com 1,4 tonelada de sucata metálica. A escultura foi produzida pela Gerdau, uma das maiores empresas de aço da América Latina, e ficará disponível para visitação nos saguões de embarque e desembarque ao longo dos próximos dois meses.
A iniciativa busca chamar atenção para o conceito de economia circular e reforçar o compromisso da companhia com a sustentabilidade. De acordo com a empresa, mais de 70% de seu aço é produzido com base em material reciclado. A obra também segue as dimensões oficiais dos veículos da principal competição do automobilismo mundial.
Presente há 124 anos no Rio Grande do Sul, a Gerdau mantém duas unidades de produção no estado. A réplica exposta é um reflexo direto dessa ligação regional e do uso da sucata reciclada como principal matéria-prima. O projeto também é parte da estratégia da empresa de promover ações de engajamento ambiental e tecnológico em locais de grande circulação.
Além da exposição, a Gerdau também participa da Fórmula 1 por meio da parceria com o Grande Prêmio de São Paulo, colaborando com a modernização do Autódromo de Interlagos por meio do uso de aço 100% reciclável. O objetivo é unir inovação, responsabilidade ambiental e legado para o futuro.