Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ataque em Nova Orleans: quem é o suspeito de matar 15 pessoas e deixar 35 feridas?

Suspeito de ataque em Nova Orleans é identificado; Shamsud-Din Jabbar também planejava matar a própria família

2 jan 2025 - 12h09
Compartilhar
Exibir comentários
Ataque em Nova Orleans: quem é o suspeito de matar 15 pessoas e deixar 35 feridas?
Ataque em Nova Orleans: quem é o suspeito de matar 15 pessoas e deixar 35 feridas?
Foto: Reprodução/FBI / Contigo

A madrugada do dia 1º de janeiro de 2025 foi marcada por um trágico acontecimento na Bourbon Street, em Nova Orleans, Estados Unidos, quando um homem, que estava em uma caminhonete, avançou sobre a multidão que celebrava o ano novo e começou a disparar tiros. O ataque resultou na morte de 15 pessoas e deixou outras 35 feridas.

Quem é o suspeito do ataque em Nova Orleans?

As autoridades locais identificaram o principal suspeito como Shamsud-Din Jabbar, de 42 anos. Shamsud-Din Jabbar, natural do Texas, era um cidadão norte-americano e veterano de guerra. De acordo com informações fornecidas pelo FBI, o veículo utilizado no ataque era uma caminhonete Ford, a qual foi alugada por meio da plataforma Turo.

Durante a investigação, os agentes encontraram uma bandeira do grupo terrorista Estado Islâmico dentro do veículo, o que levou o caso a ser tratado como um potencial ato terrorista. Em comunicado à imprensa, o FBI destacou que está realizando uma investigação minuciosa para descobrir possíveis conexões de Jabbar com outros indivíduos.

Agentes da Polícia Federal dos Estados Unidos têm feito buscas em endereços relacionados ao suspeito na esperança de coletar mais informações sobre o ataque. Jabbar morreu em um confronto com a polícia.

Joe Biden se pronuncia sobre ataque

Conforme reportado pela CNN Internacional, o suspeito possuía formação em sistemas de informação pela Universidade do Estado da Geórgia, onde estudou entre 2015 e 2017. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se pronunciou sobre o ataque durante um discurso na quarta-feira (1º), qualificando-o como "desprezível" e expressando solidariedade às vítimas e suas famílias.

"Quero que você saiba que estou com você. Nossa nação está com você. Estaremos ao seu lado enquanto você lida com a dor e inicia o processo de cura nas próximas semanas", afirmou Biden. No mesmo dia, o político também mencionou que as autoridades estão investigando possíveis ligações entre o ataque em Nova Orleans e uma explosão ocorrida em frente ao hotel Trump International em Las Vegas.

Segundo Biden, uma explosão envolvendo um Cybertruck da Tesla foi registrada no local e as forças de segurança estão examinando qualquer conexão entre os dois eventos. De acordo com Elon Musk, fundador da Tesla Motors, a explosão foi causada por fogos de artifício que estavam dentro do veículo no momento do ocorrido. 

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade