Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Atenção! Ciclovia na Ipiranga tem liberação com novas medidas de segurança em Porto Alegre

Protocolo da Defesa Civil Municipal orienta fechamento preventivo; ciclistas recebem instruções para mudanças no percurso.

23 jan 2024 - 15h53
(atualizado às 15h56)
Compartilhar
Exibir comentários

O trecho da ciclovia na avenida Ipiranga, entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e João Pessoa, foi reaberto nesta terça-feira, 23. A decisão segue a vistoria realizada na segunda-feira pelos técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), que confirmaram a estabilidade estrutural. O trecho havia sido fechado na semana passada devido ao protocolo de alerta emitido pela Defesa Civil Municipal.

Foto: Gustavo Roth / EPTC / PMPA / Porto Alegre 24 horas

O secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, enfatizou a segurança do trecho agora liberado e destacou a importância de os usuários da mobilidade ativa respeitarem a sinalização para garantir a segurança de todos que transitam pela ciclovia.

Durante a manhã, a equipe da Escola Pública de Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) promoveu uma ação educativa para orientar os ciclistas sobre o uso correto do espaço, a percepção dos riscos, o autocuidado no trânsito e a utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Conforme o protocolo estabelecido, em casos de alertas emitidos pela Defesa Civil Municipal, o trecho poderá ser fechado novamente com gradis pela equipe da EPTC, sendo reaberto após melhoria das condições climáticas. Foi implementada uma inversão na ciclovia no ponto da Érico Veríssimo com a Ipiranga, com orientações específicas para os ciclistas utilizarem a Ipiranga no sentido bairro/centro e fazerem o contorno para retornar à ciclovia no traçado já existente. Nos trechos interditados, a orientação é que os ciclistas usem o passeio compartilhado com pedestres ou, em caráter emergencial, trafeguem pelas ruas adjacentes.

Desde setembro de 2023, uma força-tarefa monitora o impacto da chuva no Arroio Dilúvio ao longo da avenida Ipiranga. O grupo inclui representantes de diversas entidades, como a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria de Obras e Infraestrutura (Smoi), Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Secretaria de Serviços Urbanos (SMSURB) e Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Dmae). Duas empresas contratadas pelo Dmae apresentaram um relatório preliminar das inspeções realizadas nos taludes ao longo da avenida Ipiranga, que está em fase de análise pelos técnicos. Simultaneamente, o Dmae está realizando a recuperação do talude em frente ao Parque Esportivo da Pucrs, próximo da Cristiano Fischer, e planeja a reconstrução dos trechos na altura do Planetário e da Silva Só, com a subsequente abertura de licitação para contratar a empresa que executará a obra.

Com a informação Prefeitura de Porto Alegre.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade