Atenção! Trens da Trensurb circulam com horários reduzidos nesta segunda-feira
Mais de 100 mil passageiros que dependem do transporte na Região Metropolitana de Porto Alegre. deverão ser afetados
Os trens da Trensurb estão circulando com intervalos de até 20 minutos entre as viagens, nesta segunda-feira (5), por conta da greve dos metroviários afiliados ao Sindicado dos Metroviários do Rio Grande do Sul (Sindimetrô RS), afetando mais de 100 mil passageiros que dependem do transporte na Região Metropolitana de Porto Alegre.
A decisão de realizar uma paralisação parcial foi tomada em uma assembleia geral da categoria na sede da empresa, em Porto Alegre, no domingo (7), e terá validade de 24 horas. De acordo com os sindicalistas, a mobilização está sendo realizada em defesa de direitos trabalhistas. Desde abril, a empresa retirou o adicional salarial de risco de vida do setor da segurança, o que é considerado pela categoria como "arbitrário e antidemocrático, pois é uma conquista histórica e garantida pelo nosso acordo coletivo".
A Trensurb informou que atende a uma ação judicial junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRF4) para proibir os manifestantes de ocupar as vias. A nota menciona a decisão favorável à empresa, publicada no sábado (6), em que prevê multa de R$ 100 mil ao Sindimetrô RS "caso não se abstenha de":
A Metroplan encaminhou um pedido para as empresas de ônibus solicitando medidas de atendimento emergencial por parte das operadoras da Região Metropolitana de Porto Alegre. A partir disso, todas as linhas que integram os trens, devem fazer o itinerário completo dos passageiros até o destino final. As empresas também estão autorizadas a oferecerem novos horários.