O SAG-AFTRA, sindicato dos artistas de rádio e televisão, se manifestou a favor da atriz Scarlett Johansson, que reclamou do uso de uma voz "assustadoramente similar" à dela num novo sistema da OpenAI. "Compartilhamos de suas preocupações e apoiamos totalmente", disse o porta-voz do sindicato. Entenda agora o que aconteceu...
Foto: Domínio Público / Flipar
Usuários da plataforma de inteligência artificial ChatGPT notaram que a nova voz da plataforma, chamada "Sky", se parecia muito com a da atriz Scarlett Johansson.
Foto: montagem / divulgação / Flipar
Essa semelhança acabou causando um problema para a OpenAI, empresa criadora do chatbot.
Foto: Mojahid Mottakin Unsplash / Flipar
A função de voz foi incluída nos novos recursos do ChatGPT 4.0. O modo de voz "Sky" permite estabelecer uma conversa com o usuário de uma forma bem "natural" (dá até para "paquerar"!).
Foto: Divulgação Open AI / Flipar
Na segunda-feira (20/5), a atriz divulgou um comunicado à imprensa, no qual afirmou que consultou advogados e enviou cartas ao CEO da OpenAI, Sam Altman, e à empresa, pedindo explicações sobre a criação da voz.
Foto: Reprodução / Instagram / Flipar
Pouco depois, a atriz explicou que a empresa "concordou a contragosto retirar a voz 'Sky'".
Foto: wikimedia commons Gage Skidmore / Flipar
Johansson disse que havia recebido uma proposta do CEO em setembro de 2023 para emprestar sua voz ao sistema de inteligência artificial, sob o argumento de que sua voz seria "reconfortante para as pessoas".
Foto: divulgação / Flipar
A atriz preferiu não dar detalhes, mas alegou ter recusando a oferta por "motivos pessoais".
Foto: divulação / Flipar
"Nove meses depois, meus amigos, familiares e o público em geral perceberam o quanto o novo sistema chamado 'Sky' soava como eu", pontuou Johansson.
Foto: reprodução youtube / Flipar
Após vários testes do sistema, alguns usuários começaram a comparar a voz "Sky" com o filme "Ela" (2013), no qual Scarlett Johansson faz a voz do sistema de IA.
Foto: divulgação/Warner Bros. / Flipar
No filme, o personagem principal, Theodore Twombly, um homem solitário interpretado por Joaquin Phoenix, acaba se apaixonando pelo sistema operacional, "Samantha", que tem a voz da atriz.
Foto: divulgação/Warner Bros. / Flipar
Em entrevistas dadas na época do lançamento do filme, o diretor Spike Jonze disse que o filme não era "sobre tecnologia", mas sobre a descoberta do amor e da intimidade.
Foto: divulgação/Warner Bros. / Flipar
A relação entre Theodore e Samantha levantou questões sobre a possibilidade de relacionamentos verdadeiros e significativos com inteligências artificiais.
Foto: divulgação/warner bros. / Flipar
"Ela" foi aclamado pela crítica e recebeu vários prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Roteiro Original.
Foto: divulgação / Flipar
Segundo a OpenAI, as vozes na nova versão do ChatGPT foram "escolhidas com muito cuidado em um processo que durou cinco meses", num processo que envolveu dubladores profissionais e até diretores de elenco.
Foto: Divulgação/OpenAI / Flipar
"Acreditamos que as vozes da IA não devem imitar deliberadamente a voz característica de uma celebridade", escreveu a empresa em seu blog.
Foto: Andrew Neel Unsplash / Flipar
Por meio de uma postagem no X, a empresa afirmou que fará uma pausa na voz.
Foto: reprodução/x / Flipar
Uma demonstração de como funciona a voz do Chat deixou muita gente impressionada. “Uau, que roupa linda você está usando”, elogiou uma usuária. "Pare com isso, você está me fazendo ficar vermelha!", respondeu o robô.
Foto: Emiliano Vittoriosi Unsplash / Flipar
Por outro lado, alguns usuários criticaram o fato de que "Sky" tenta ser "sedutora" na maior parte do tempo.
Foto: reprodução/openai / Flipar
A última atualização do ChatGPT com os recursos avançados de voz ainda não foi disponibilizada para o público geral. Segundo a OpenAI, isso deve acontecer nas próximas semanas para os assinantes da versão "Plus".