Avião da Latam faz pouso de emergência em Brasília após declarar pane
Um avião da Latam Airlines precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Brasília na noite desta quinta-feira (26). A companhia informou que a aeronave, que fazia o trajeto Brasília-Teresina, necessitou de uma "manutenção corretiva não programada". Todos os passageiros desembarcaram sem problemas.
"A companhia está oferecendo toda a assistência aos passageiros, que serão reacomodados no voo LA9003 (Brasília-Teresina), programado para às 21h05 desta sexta-feira (27). A LATAM lamenta os transtornos causados e reitera que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos", declarou a empresa em nota oficial.
Avião da latam
Áudio dos pilotos minimizando o problema
Foi um pouso de emergência e não um pouso forçado como relata a mídia podre brasileira pic.twitter.com/t7ekY0InMr
— SpottinGRU (@SpottinGRU) December 27, 2024
Como foi realizado o pouso de emergência?
O incidente ocorreu com o voo 3852, que partiu de Brasília às 21h45 rumo a Teresina, no Piauí. Pouco após a decolagem, a tripulação do Airbus A320 comunicou a situação de emergência e solicitou retorno ao aeroporto. Segundo o aplicativo de rastreamento de voos Flight Radar, o avião aterrissou com segurança às 22h20, cerca de 40 minutos após deixar a capital federal.
A Inframerica, concessionária responsável pelo Aeroporto de Brasília, explicou que, por questões de segurança, todas as operações foram temporariamente suspensas às 22h. Os voos foram retomados às 22h27, logo após a aeronave concluir o pouso. "Por protocolo de segurança, as operações aéreas do terminal foram suspensas até o pouso da aeronave, retomando às 22h27", informou a administradora em nota.
Apesar do transtorno, o caso não registrou qualquer intercorrência adicional, e os passageiros estão recebendo assistência da companhia aérea, conforme previsto por normas de aviação.
Emergências aéreas são mais comuns do que parecem
Apesar de parecerem raros, casos de emergência aérea, como o ocorrido em Brasília, acontecem com frequência em voos ao redor do mundo. De acordo com relatórios da International Air Transport Association (IATA) e estudos da Federal Aviation Administration (FAA), problemas técnicos, mudanças climáticas inesperadas e questões médicas estão entre os principais motivos para situações desse tipo. Ainda assim, estatísticas apontam que pousos de emergência têm uma taxa de sucesso superior a 99%, graças aos protocolos de segurança e ao treinamento das tripulações.