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Aviões da Voepass estavam com problemas no sistema de degelo, indicam imagens obtidas por TV

Registros mostram avisos de "inoperante" em mecanismos cruciais para evitar o gelo em peças da aeronave

19 ago 2024 - 13h31
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Fotos mostram que sistema de degelo estava inoperante em aviões da Voepass
Fotos mostram que sistema de degelo estava inoperante em aviões da Voepass
Foto: Reprodução/TV Globo

Enquanto o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) não divulga o relatório final sobre a queda do avião da Voepass em Vinhedo, no interior de São Paulo, uma das principais hipótses levantadas é a do excesso de gelo nas asas da aeronave. Em novas imagens obtidas pelo Fantástico no domingo, 18, os painéis de aviões da Voepass indicam problemas no sistema de degelo.

As fotos divulgadas pelo programa da TV Globo aumentam ainda mais a especulação sobre as possíveis causas da queda. Em uma delas, feita em julho, é possível ver um aviso de "inoperante" para o sistema de degelo no mesmo avião que caiu em Vinhedo. O recurso é importante pois, ao inflar, 'expulsa' o gelo de partes da aeronave. 

Imagens indicam sistema inoperante
Imagens indicam sistema inoperante
Foto: Reprodução/TV Globo

Outra imagem do mesmo período também captou um aviso de "sistema de degelo inoperante" em um avião da mesma companhia aérea. Já uma terceira foto mostra o ATR com o indicador do nível de combustível em estado de inoperação.

O clique mais recente obtido pelo programa é de 1º de agosto. Na foto, o monitor de desempenho do avião está sem o botão seletor. Em uma aeronave, é importante que o recurso funcione para garantir a segurança do voo.

Isso porque, ao girar o botão seletor, o piloto indica o peso total do avião. A partir dessa informação é que o sistema passa a apontar se o desempenho no ar está correto e se o gelo não está prejudicando o voo. 

Botão seletor não estava no lugar
Botão seletor não estava no lugar
Foto: Reprodução/TV Globo

Em nota enviada ao Fantástico, a Voepass garantiu que todas as falhas no sistema anti-gelo foram detectadas em julho e sanadas no mesmo período. A companhia ainda reforçou que todos os recursos estavam em funcionamento durante a operação do voo 2283, que vitimou 62 pessoas em 9 de agosto.

Fonte: Redação Terra
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