Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bacia da Casa de Bomba de Novo Hamburgo recebe mais uma limpeza

Cerca de 25 toneladas de resíduos diversos foram retirados

6 set 2023 - 11h32
Compartilhar
Exibir comentários

Dentro das ações de prevenção contra alagamentos executadas na cidade, a Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários (Semopsu) realizou mais uma limpeza da bacia de contenção da Casa de Bombas, no bairro Santo Afonso, nesta terça-feira, dia 4.

Foto: Lu Freitas/PMNH / Porto Alegre 24 horas

Uma escavadeira de braço longo trabalhou no local para limpá-lo e melhorar o escoamento das águas. Cerca de 25 toneladas de resíduos diversos foram retirados da bacia e colocados à beira para o transbordo e descarte correto.

"A chuva desta semana trouxe muitos resíduos para a bacia e, como parte da nossa rotina, estamos limpando o local", explicou a titular da Semopsu, Greyce da Luz.

Com a recente chuva (200 milímetros, em 48 horas), muito lixo depositado irregularmente nos arroios que deságuam na bacia estavam nas águas e, mesmo com o mangote que minimiza a passagem desses resíduos, o risco de plásticos diversos, madeira e outros detritos chegarem às máquinas na estação de bombeamento é grande, podendo prejudicar e até quebrar as bombas.

Números para denúncias

Para contribuir no combate a descartes irregulares, a população pode denunciar, em caso de flagrante, pelo telefone 3097-1990, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A denúncia também pode ser feita pelo número do plantão da fiscalização ambiental, no 99645-7266, das 19h às 23h, nas sextas-feiras, nos sábados das 12h às 23h e nos domingos das 12h às 21h. Para demais casos de entulhos em lugares irregulares, os moradores podem abrir protocolo de solicitação da retirada pelos telefones 3097-9400 e 3097-9401.

Descarte correto

O depósito irregular de lixo é crime ambiental de acordo com a Lei nº 9.605/98, passível de punições. A população hamburguense pode contribuir com uma cidade melhor e minimizar os problemas com lixo sendo consciente no destino dos materiais. A Prefeitura disponibiliza dois ecopontos para o descarte correto dos resíduos de pequenas construções, móveis sem condições de uso e galhos oriundos de podas autorizadas.

Ecoponto Zona Leste (Canudos)

Endereço: Rua Estocolmo, 809. Aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h ao meio dia.

Tipos de resíduos: Resíduos de pequenas construções, móveis sem condições de uso e galhos oriundos de podas autorizadas.

Ecoponto Zona Sul (Santo Afonso)

Endereço: Avenida Montevidéo, 520. Aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h ao meio dia.

Tipos de resíduos: Resíduos de pequenas construções, móveis sem condições de uso e galhos oriundos de podas autorizadas.

Recolhimento de lixo eletrônico e itens da linha branca

Quanto ao descarte de eletrônicos, que não podem ser descartados nos Ecopontos, a cooperativa Univale, ligada ao Programa de Gestão de Resíduos Sólidos (Catavida), executa serviços de recolhimento de lixo eletrônico (computadores, impressoras, televisores, telefones celulares, baterias etc) e também itens da linha branca (geladeira, freezer, fogão). Para agendar a retirada dos materiais e mais informações sobre o recolhimento, a população pode ligar para o telefone 98504-6931.

Texto: Prefeitura de Novo Hamburgo

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade