Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bairro de Porto Alegre volta a alagar; previsão é de temporal nos próximos dias

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) apontou causas distintas para as inundações em diferentes pontos da vizinhança

22 mai 2024 - 19h06
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta quarta-feira (22), as ruas do bairro Menino Deus, em Porto Alegre, foram novamente tomadas por alagamentos, causando preocupação entre os moradores e complicando o trânsito na região. As vias afetadas incluem trechos das ruas Coronel André Belo, Barão do Gravataí, 17 de Junho e Avenida Praia de Belas. O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) apontou causas distintas para as inundações em diferentes pontos do bairro.

Centro de Porto Alegre inundado pelas águas do Guaíba, depois de grandes volumes de chuva no estado
Centro de Porto Alegre inundado pelas águas do Guaíba, depois de grandes volumes de chuva no estado
Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini via Agência Brasil / Perfil Brasil

Segundo o Dmae, o alagamento nas ruas Coronel André Belo, Barão do Gravataí e 17 de Junho está relacionado ao desligamento temporário da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) 16, ocorrido em 6 de maio. Esta ação deixou os bairros Menino Deus e Cidade Baixa alagados naquela ocasião. O Dmae informou em suas redes sociais que a estação já foi religada, permitindo o escoamento da água em direção ao Guaíba.

Quanto ao trecho da Avenida Praia de Belas, o motivo do alagamento, segundo o órgão, está relacionado ao fato de que a água busca o Arroio Dilúvio, que estaria cheio. Por isso, devido à gravidade, a água retorna às ruas pelos bueiros.

Previsão do Inmet destaca chuvas em Porto Alegre

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um comunicado alertando para a previsão de temporais no Rio Grande do Sul entre esta quarta-feira (22) e quinta-feira (23). Os municípios que devem ser afetados estão nas áreas Sudoeste, Centro, Sudeste e Metropolitana de Porto Alegre, Noroeste. O aviso meteorológico classificou a situação como "laranja", indicando perigo de tempestade.

As chuvas previstas pelo INMET podem atingir entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h e possibilidade de granizo. Os transtornos podem incluir corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Segundo a Climatempo Meteorologia, uma nova área de baixa pressão intensifica as instabilidades no estado a partir desta quarta-feira (22), resultando em uma nova frente fria. Na quinta-feira (23), esta frente fria se desloca para o oceano, com uma nova área de baixa pressão se formando à noite na costa, o que pode agravar as instabilidades.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade