Biden marca telefonema com Lula para ouvir a posição do Brasil sobre a Venezuela
A conversa entre os mandatários dos EUA e do Brasil está marcada para as 15h30 desta terça-feira (30), por solicitação da Casa Branca
Joe Biden quer saber a posição do governo do Brasil sobre o processo eleitoral na Venezuela. A Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, solicitou nesta segunda-feira (29) uma conversa entre o presidente americano e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Telefonema de Biden a Lula: às 15h30
A conversa foi marcada para as 15h30 desta terça (30). Biden quer ouvir de Lula a posição do governo brasileiro sobre o impasse eleitoral na Venezuela. A eleição presidencial no país vizinho foi realizada neste domingo (28).
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, o órgão eleitoral daquele país, que é ligado ao governo, apontou a vitória do atual presidente Nicolás Maduro por 51,2% dos votos. O oposicionista Edmundo Gonzalez teria ficado em segundo lugar, com 44% de apoio.
Oposição na Venezuela
A oposição alega, contudo, que a eleição foi fraudada e que Edmundo, na verdade, foi o vencedor. Maduro está no poder desde 2013, sucedendo Hugo Chávez, seu padrinho político. O chavismo governa a Venezuela desde 1999.
Desde então, o venezuelano ganhou duas eleições, ambas acusadas, pela oposição e organismos internacionais, de não terem respeitado regras de transparência e princípios democráticos.
A falta de divulgação das atas tem sido um dos principais pontos de desconfiança em relação ao resultado das eleições. As atas são boletins que registram os votos em cada urna e que não foram devidamente apresentadas pelas autoridades venezuelanas. O governo do Brasil já pediu à Venezuela apresentar todas as atas. Confira post abaixo:
Eleições e apuração na Venezuela: https://t.co/oYnnnPELDJ pic.twitter.com/yl5vlfUSMl
— Itamaraty Brasil 🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) July 29, 2024