Bloco de carnaval termina em confusão e foliões machucados em MG
Participantes do Bloco Benemérita condenam a suposta truculência da Polícia Militar
Foliões foram dispersados pela PM com spray de pimenta e bomba de gás durante a apresentação do Bloco Benemérita, em Juiz de Fora, a cerca de 260 km de Belo Horizonte (MG). A confusão ocorreu na noite de sábado, 1º.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra pessoas machucadas deitadas no chão, enquanto outras em pé abanam camisetas. Participantes do bloco condenam a suposta truculência da polícia.
"A gente estava no Bloco da Benemérita, que é um grande bloco principalmente de pessoas negras, LGBTs, e a polícia dispersou o bloco com spray de pimenta, bomba. Tinha muita criança no palco. Foi todo mundo afetado pelo spray de pimenta", afirma uma mulher no vídeo.
"Eu estava com a câmera, eles me chutaram. É sempre por baixo, né? Tudo onde a câmera não pega", acrescenta. (Veja vídeo abaixo)
Mais cenas de violência policial no Carnaval. Em Juiz de Fora, Minas Gerais, assim foram tratados os foliões do bloco da Benemérita. @mcxuxuoficial foi detida em imagens de agressão injustificáveis. Todo apoio a Xuxu e ao bloco em JF.@MidiaNINJA
🎥 @ppaula.duarte pic.twitter.com/YDQ8S9XSuu
— QUEEN VIRGÍNIA 👑 (@vimeirim) March 2, 2025
Em nota, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania condenou a ação da polícia. A pasta disse que sua ouvidoria foi acionada para acompanhar as investigações e apurar possíveis abusos.
"As cenas de crianças, mulheres e jovens machucados e deitados no chão demonstram a ação desproporcional da Polícia Militar de Minas Gerais em Juiz de Fora. Os organizadores, que são pessoas trans, foram algemados e presos dentro do camarim", afirmou.
Sobre a ocorrência, a PM informa que três pessoas foram presas em flagrante e conduzidas à Polícia Judiciária para providências cabíveis. Entre os crimes praticados estão incitação à violência, desobediência, desacato, ameaça, resistência, arrebatamento de preso e agressão.