Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bolepix, Automático, Garantido: os novos tipos de Pix para facilitar pagamentos mensais e compras parceladas

A ideia, segundo a assessora do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Mayara Yano, é viabilizar pagamentos recorrentes de forma automática, mediante autorização prévia do usuário.

27 jun 2023 - 12h16
Compartilhar
Exibir comentários

Em breve, será possível pagar suas contas mensais, como água, luz, aluguel, escola dos filhos, telefone, academia e até mesmo parcelar a compra de um ar-condicionado usando o sistema Pix, sem precisar recorrer ao cartão de crédito. O Banco Central está desenvolvendo novas funcionalidades que prometem reduzir os riscos de endividamento com cartão de crédito e os altos juros rotativos.

Foto: Marcello-Casal-Jr-Agencia-Brasil / Porto Alegre 24 horas

Uma das novidades é o Pix Automático, que será lançado em abril do próximo ano. Essa nova modalidade permitirá pagamentos recorrentes de forma automática, mediante autorização prévia do usuário. Diferente do débito em conta, o Pix Automático estará disponível para empresas de qualquer segmento ou porte que trabalhem com pagamentos periódicos, como concessionárias de serviços públicos, seguradoras, escolas, condomínios, clubes por assinatura e muitos outros.

O objetivo é oferecer uma alternativa acessível aos mais de 140 milhões de usuários do Pix no Brasil, disponível em todas as instituições financeiras. Com o Pix Automático, os pagamentos mensais poderão ser realizados sem a necessidade de abrir uma conta bancária específica ou ter um cartão de crédito. O pagador precisará apenas autorizar a cobrança, sem autenticar a operação a cada transação. Os pagamentos poderão ser feitos por aplicativo bancário, QR Code ou Pix Copia e Cola, e poderão ser cancelados a qualquer momento.

Além do Pix Automático, o Banco Central está estudando uma segunda etapa chamada Pix Crédito ou Pix Garantido, que permitirá o uso do Pix para compras parceladas. Ainda não há uma data definida para o lançamento dessa modalidade, mas ela tem o potencial de ampliar o acesso aos pagamentos via Pix e reconfigurar o mercado financeiro, pressionando a redução de taxas e juros.

O Pix se destaca como uma opção democrática para os meios de pagamento no Brasil. Desde o seu lançamento em novembro de 2020, o Pix tem ganhado cada vez mais adeptos, superando outras modalidades de pagamento, como boletos e Transferência Eletrônica Disponível (TED). Com a inclusão de mais de 40 milhões de brasileiros na economia digital, o Pix está impulsionando a criação de novas soluções e modalidades para democratizar o acesso aos meios de pagamento.

Essas inovações trazem vantagens tanto para os consumidores quanto para as empresas e os bancos. Os consumidores terão opções abrangentes de acesso ao débito em conta e a possibilidade de parcelar compras, enquanto as empresas poderão oferecer facilidades de pagamento sem a necessidade de convênios com diferentes bancos. Para os bancos, a ampliação da base de clientes ativos por meio do Pix possibilita a oferta de novos produtos e serviços.

Além do Pix Automático e Pix Crédito, outra novidade é o BolePix, que é a versão do Pix para pagamentos de boletos. O QR Code presente no boleto permitirá o pagamento via Pix, com liquidação instantânea e maior segurança. A padronização e os ganhos de rastreabilidade estarão disponíveis no início do próximo ano.

Com essas novas funcionalidades, o Pix está se consolidando como uma opção acessível, eficiente e segura para os pagamentos no Brasil, trazendo benefícios tanto para os usuários quanto para o mercado financeiro.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade