Bolsonaro decreta três dias de luto por morte de rainha Elizabeth II
Monarca teve o reinado mais longo da história do Reino Unido e morreu aos 96 anos em sua residência de férias, o Castelo de Balmoral
O presidente Jair Bolsonaro (PL), decretou, nesta quinta-feira, 8, luto oficial de três dias no Brasil após a morte da rainha do Reino Unido, Elizabeth II. O ato, assinado pelo chefe do Executivo e pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, foi publicado nesta tarde em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
"É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento da Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação", diz o ato.
Em seu perfil no twitter, Bolsonaro disse que a monarca não foi apenas a rainha dos britânicos, mas uma rainha para todos.
"Quando a vida parece difícil, os corajosos não se deitam e aceitam a derrota; em vez disso, estão ainda mais determinados a lutar por um futuro melhor", citou o presidente. "Com tais palavras, rainha Elizabeth 2ª mostra por que não foi apenas a rainha dos britânicos, mas uma rainha para todos nós", acrescentou.
"Quando a vida parece difícil, os corajosos não se deitam e aceitam a derrota; em vez disso, estão ainda mais determinados a lutar por um futuro melhor"
- Com tais palavras, Rainha Elizabeth II mostra por que não foi apenas a Rainha dos britânicos, mas uma rainha para todos nós.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 8, 2022
A rainha Elizabeth II, monarca do Reino Unido e chefe da Commonwealth, morreu nesta quinta, aos 96 anos. A governante estava sob cuidados médicos na Escócia, onde faleceu, cercada por membros da Família Real.
Em comunicado, o Palácio de Buckingham informou que a rainha morreu "pacificamente" nesta tarde no palácio de Balmoral.