Bolsonaro diz que vai 'falar das mentiras' de Lula, e petista fala em esperança
Presidenciavéis comentaram sobre suas expectativas e estratégias para o embate que ocorrerá na noite desta sexta-feira, 28
Os candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) chegaram na noite desta sexta-feira, 28, aos estúdios da TV Globo, na zona oeste do Rio de Janeiro, onde vão participar do último debate antes do segundo turno das eleições.
Com um semblante sério, Bolsonaro foi o primeiro candidato a chegar. Bolsonaro estava acompanhado de Fábio Wajngarten, coordenador de comunicação de campanha, do ministro das Comunicações, Fábio Faria, e do ex-juiz Sérgio Moro.
"Mensagem de otimismo. Fizemos uma campanha ao lado da verdade, falamos do que enfrentamos, como eu peguei o nosso País. Vamos falar das mentiras na reta final do candidato Lula, falando que eu ia acabar com o 13º, hora extra, entre outras coisas, e estamos tranquilos que tudo vai correr bem", afirmou Bolsonaro.
Em seguida, foi a vez do candidato do PT, que chegou sorridente à TV Globo, acompanhado da esposa, Janja Silva, e do seu candidato a vice, Geraldo Alckmin.
"Primeiro uma mensagem de esperança que o povo brasileiro tem para comparecer à urna e votar. A segunda é que esse País tem jeito na hora que ele for ser bem governado. Eu tive o prazer de governar esse País no momento em que ele chegou a ser a sexta economia do mundo, em que as pessoas sorriam e em que as pessoas eram alegres", disse Lula.
Regras do debate
O debate terá cinco blocos: o primeiro e o terceiro serão de temas livres, com duração de 30 minutos. Cada candidato terá 15 minutos e deverá administrar seu tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Bolsonaro abre o primeiro bloco e Lula, o terceiro bloco.
O segundo e o quarto blocos serão de temas determinados e terão duração total de 20 minutos, com dois debates de 10 minutos. Os temas serão escolhidos pelos candidatos entre os seis oferecidos pela TV Globo em um telão. Cada candidato terá cinco minutos para debater e deverá administrar seu tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.
Já no quinto bloco, cada candidato fará as suas considerações finais. Lula é o primeiro e Bolsonaro, o segundo, segundo ordem de sorteio.
Reta final do segundo turno
Assim como no primeiro turno, Lula se manteve numericamente à frente de Bolsonaro em todas as principais pesquisas eleitorais do segundo turno. Segundo o último levantamento do Datafolha, divulgado na quinta-feira, 27, o petista aparecia com 53% dos votos válidos, contra 47% do atual presidente. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
No primeiro turno, o ex-presidente alcançou 48,4% dos votos. No total, foram 57.259.504 votos para Lula, 6,1 milhões de votos a mais que o total de votos recebidos por Bolsonaro. O presidente recebeu 51.072.345 votos (43,20% dos votos válidos). O segundo turno será realizado no próximo domingo, 30.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, a partir das 17h de domingo, o processo de apuração dos votos das Eleições 2022, nas quais serão eleitos 12 governadores, além do novo presidente da República. Todos vão cumprir mandato entre 2023 e 2026.
O Terra fará a cobertura completa das eleições e contará, em sua página principal, com um placar que trará os resultados atualizados, diretamente do TSE. Em parceria com o Poder360, será transmitida uma live com todos os detalhes da votação e também da apuração. A live está prevista para domingo, às 16h.