Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Brás Cubas' vira livro mais vendido na Amazon após viralizar

A surpreendente fama da obra clássica nos Estados Unidos aconteceu depois de uma resenha positiva feita no TikTok

21 mai 2024 - 17h09
Compartilhar
Exibir comentários

O livro Memórias póstumas de Brás Cubas, escrito por Machado de Assis em 1881, se tornou o mais vendido pela Amazon na categoria de ficção latino-americana. A surpreendente fama da obra nos Estados Unidos aconteceu depois de uma resenha positiva feita no TikTok, pela influenciadora estadunidense Courtney Henning Novak, viralizar.

Memórias póstumas de Brás Cubas se torna livro mais vendido após viralizar no TikTok
Memórias póstumas de Brás Cubas se torna livro mais vendido após viralizar no TikTok
Foto: Reprodução / Perfil Brasil

A edição em inglês, produzida pela editora Penguin Classics, com tradução de Flora Thomson-DeVeaux, apareceu em um vídeo de Courtney na última quinta-feira (16), em que afirmou estar encantada com o livro, sem nem ter terminado a leitura. "A minha edição só tem 300 páginas. Só faltam 100 páginas para mim, e se eu for muito cuidadosa elas vão durar até o fim de semana. E aí o quê? O que eu deveria fazer com o resto da minha vida?", disse no vídeo.

Além disso, ela afirma que a escrita de Machado de Assis é tão boa que ela sentiu vontade de aprender português para ler o original. "Agora, [...] ainda tenho outra tarefa que é aprender português. Muito obrigada", brincou. O vídeo agora já passa das 800 mil visualizações e tem mais de 160 mil curtidas.

Confira na íntegra:

@courtneyhenningnovak I have a hundred pages left of The Posthumous Memoirs of Bras Cubas by Machado de Assis and this is already my favorite book. End of discussion. I do not care if the last hundred pages is just the word "banana" printed 10,000 times. Best. Book. EVER. #readaroundtheworld #booktok ♬ original sound - Courtney Henning Novak

Com o aumento abrupto das vendas, a tradutora Flora comemorou a popularidade do livro nas redes sociais e incentivou a divulgação da obra. "Presenteiem os amigos gringos, espalhem essa alegria!", escreveu, referenciando o sentimento positivo de ler a história.

Livro se tornou o favorito da influenciadora

Para atualizar seus seguidores, a influenciadora publicou ontem (20) um vídeo em que, após terminar a leitura, afirma que Memórias póstumas de Brás Cubas se tornou seu favorito. "Eu não consigo dizer coisas boas o suficiente sobre esse livro. Eu amei", afirmou.

Em ambos os vídeos, os comentários estavam inundados por brasileiros, discutindo a obra de Machado e como a literatura nacional é percebida internacionalmente. "Machado de Assis é realmente uma joia da literatura brasileira! E você está certa, ler este livro em português realmente é uma experiência maravilhosa", disse uma seguidora.

"Acho muito fofo gringos descobrindo que a literatura brasileira é maravilhosa", comentou outra. "A literatura brasileira é muito subestimada no mundo. Leia e você amará!", opinou um terceiro seguidor.

Courtney leu este livro em um desafio que está fazendo em sua página, lendo livros de países de todo o mundo, em ordem alfabética. O clássico foi escolhido para representar o Brasil. 

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade