Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasil apresenta baixo conhecimento em educação financeira comenta especialista

18 jun 2018 - 10h33
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com uma pesquisa global sobre educação financeira, a S&P Ratings Services Global Financial Literacy Survey, 3,4 bilhões de pessoas têm baixo nível de educação financeira. Os participantes da entrevista somaram mais de 150 mil adultos. Eram considerados educados financeiramente quem conseguia demonstrar domínio em pelo menos três dos conceitos financeiros básicos apontados pelo estudo: aritmética, diversificação de risco, inflação e juros compostos. Apenas 33% da população mundial domina três dos quatro conceitos abordados na pesquisa.

Foto: DINO

O Brasil encontra-se na 74ª posição no nível de educação financeira do mundo. E por falar sobre as finanças do povo brasileiro, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio (CNC), aponta que, em Maio deste ano, 59,1% das famílias brasileiras estavam endividadas. A Peic é apurada mensalmente pela CNC desde o início de 2010, e os dados são coletados em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal, com aproximadamente 18 mil consumidores. As dívidas das famílias giram em torno de cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro.

E engana-se quem acha que entrar em uma dívida para pagar outra é uma solução. Isso pode é aumentar os problemas financeiros familiares e pessoais. O especialista em Educação Financeira Uesley Lima acredita que uma atitude tomada pode mudar uma história, para melhor ou pior. Por isso, ele dedica grande parte de seu tempo organizando conteúdos sobre finanças, a fim de que o maior número de pessoas conheçam opções para fazer investimentos, bem como evitar o endividamento.

A pesquisa ainda declara que cerca de 9,9% das pessoas não terão condições de quitar suas dívidas, se tornando inadimplentes por mais tempo e dificultando o acesso ao poder de compra.

Lima é fundador do Grupo The One - instituição focada na educação financeira, visando ensinar as pessoas sobre investimentos no geral, operar na Bolsa de Valores, conhecer mais sobre o mercado financeiro, apontar boas opções de investimentos e dar dicas importantes de controle de finanças. O método de ensino criado pelo especialista tem feito a diferença para centenas de pessoas em todo o Brasil.

Para os endividados, Lima dá um conselho: "Para ter dinheiro no futuro, é preciso focar no presente, na capacidade de economia atual. Essa é uma forma de planejar. Planeje-se e cumpra suas metas, ficando livre das dívidas", sugere. "Aprenda a fazer economias mensalmente. Se você quer ganhar dinheiro, se planeje e comece a poupar. Não tem segredo! Mesmo que tenha capital relativamente alto, você pode não ficar livre das dívidas se não houver poupança", conclui.

Website: http://www.grupotheone.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade