PUBLICIDADE

Brasil será primeiro país a ter 'modo ladrão' em celulares Android

A nova função bloqueia a tela do celular quando identifica que alguém o arrancou da mão do portador; Ela entrará em fase de teste em julho

11 jun 2024 - 16h24
(atualizado às 19h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Função foi anunciada durante o Google For Brasil 2024
Função foi anunciada durante o Google For Brasil 2024
Foto: Canva / Perfil Brasil

Nesta terça feira (11), o Google oficializou o lançamento do "modo ladrão" nos celulares Android. A nova função bloqueia a tela do celular quando identifica que alguém o arrancou da mão do portador. O modo ladrão foi criado para combater furtos e roubos, e foi anunciado durante o Google For Brasil 2024, evento anual da empresa.

O recurso entrará em fase de teste a partir de julho, estando disponível para alguns usuários, e o Brasil será o primeiro país do mundo a recebê-lo. Para que o modo ladrão seja ativado, deverá estar com o Android 10 ou superior.

A Google explicou que a função é ativada automaticamente, com auxílio de inteligência artificial e acelerômetro. Assim que o criminoso puxar o aparelho da mãe de seu dono a tela será bloqueada, e o desbloqueio só será possível com a senha. A empresa ainda garantiu que a tecnologia será capaz de identificar fugas a pé, de moto, de bicicleta e de carro.

'Gangue da bicicleta' motivou criação do modo ladrão

Durante coletiva de imprensa, o Google afirmou que no final de 2023, lideranças da Android vieram ao Brasil e se reuniram com representantes do país para entenderem a ação dos criminosos que roubam celulares. Houveram reuniões, inclusive, com Ricardo Capelli, o então secretário-executivo do Ministério da Justiça e idealizador do aplicativo Celular Seguro. 

Nestes encontros, a 'gangue da bicicleta' chamou a atenção dos líderes da Android. As quadrilhas, muito presentes na região central de São Paulo, passam de bicicleta buscando possíveis vítimas e, quando encontram, arrancam o celular de suas mãos e saem pedalando. Elas foram motivação para a criação do modo ladrão. Veja como ela atua:

Bruno Diniz, engenheiro de software do Google, afirmou que ter o contexto do Brasil auxiliou o desenvolvimento da tecnologia. "O Brasil é uma prioridade altíssima para a liderança do Android. Foi importante ter esse contexto aqui no nosso país para eles anunciarem esses recursos hoje", disse em entrevista ao G1. 

Para que o modo ladrão funcione, o usuário precisa ativar a função nas configurações do aparelho.

Google também anunciou o 'bloqueio de dispositivo offline'

No mesmo evento, o Google anunciou também o recurso 'bloqueio de dispositivo offline', que bloqueará o aparelho automaticamente caso ele fique muito tempo sem acesso à internet. Essa função pretende combater os criminosos que desativam a conexão do aparelho para que eles não sejam localizados.

A empresa ainda afirmou que pretende dificultar o acesso indevido em caso de roubo, furto ou perda do celular. Em uma página específica para isso, os usuários poderão bloquear remotamente seus celulares, a partir de outro dispositivo.

"A medida visa dar mais tempo para que o usuário recupere os detalhes da sua conta e acesse opções mais robustas no Encontre Meu Dispositivo - como a localização do aparelho ou a exclusão de todo seu conteúdo", explicou o Google.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade