Aeroporto Salgado Filho volta a receber voos comerciais depois de cinco meses
Enchente que atingiu o Rio Grande do Sul fez terminal alagar e suspendeu embarques e desembarques
Depois de cinco meses de obras, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, retoma voos comerciais com previsão de movimentar 9 mil passageiros no primeiro dia.
Depois de cinco meses, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, volta a receber voos comerciais nesta segunda-feira, 21. A previsão é de uma movimentação de 9 mil passagueiros no primeiro dia de retomada. 71 operações devem passar pelo terminal na capital gaúcha, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Durante cerca de 170 dias, a Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana, virou rota alternativa e absorveu os voos de Porto Alegre, devido aos estragos causados pelas chuvas que atingiram o Estado em abril e maio.
A pista e o terminal do Salgado Filho passaram por obras, que envolveram a limpeza e inspeção das placas de concreto, base da pista, seguidas pela fresagem, remoção de detritos e recomposição das camadas de asfalto em um trecho de 1,4 mil metros da pista de pousos e decolagens e de faixas de taxiamento, segundo a Fraport, operadora responsável pelo terminal.
De acordo com a empresa, a capacidade total atual é de receber até 128 frequências domésticas diariamente.O primeiro voo comercial a desembarcar no Salgado Filho após sua reabertura é uma aeronave da companhia Azul, vinda do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Ela deve aterrisar às 8h10.
Já o primeiro embarque está previsto para as 8h50 e terá como destino o aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Na última sexta-feira, 18, uma aeronave que levava integrantes do governo federal desembarcou em um trecho liberado da pista.
Na primeira fase da retomada de voos comerciais, há rotas confirmadas para as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Guarulhos, Rio de Janeiro e São Paulo. Em novembro, as rotas serão expandidas e devem atender as cidades de Curitiba, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.
Segundo a Fraport, a segunda fase está prevista para ser concluída em 16 de dezembro, quando uma rota para a Cidade do Panamá deve ser retomada. Em janeiro de 2025, devem ocorrer voos diretos para Buenos Aires, Lima e Santiago.