Anvisa proíbe venda de lote de água mineral da Nestlé
Laudo identificou a presença acima do limite estabelecido na legislação sanitária de uma bactéria que atinge os pulmões de pessoas com baixa imunidade
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a distribuição e a comercialização, em todo o território nacional, de um lote da água mineral São Lourenço, produzida pela empresa Nestlé Waters Brasil - Bebidas e Alimentos Ltda. A resolução foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União e entra em vigor imediatamente.
De acordo com o texto, um laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz identificou presença acima do limite estabelecido na legislação sanitária da bactéria Pseudomonas aeruginosa no lote 32966047S1 (Validade: 23/10/2014) do produto.
Segundo o Departamento de Química da Universidade de São Paulo (USP), a bactéria atinge principalmente os pulmões das pessoas que apresentam imunidade baixa.
Em nota, a Nestlé informou que desde que recebeu o primeiro contato da Anvisa, em fevereiro deste ano, tomou a decisão de suspender a comercialização e distribuição do lote contaminado. A empresa também disse que verificou diversas amostras do mesmo lote, que também passaram por laboratórios certificados pelo Inmetro, e nenhuma desconformidade com a legislação foi identificada.
Com informações da Agência Brasil