AP: chuva desabriga 180 famílias no município de Calçoene
A forte chuva que atinge o município de Calçoene, no Amapá, deixa mais de 180 famílias desabrigadas. A situação se agravou após a cheia do rio Calçoene, na última sexta-feira. O município fica a 374 quilômetros ao norte da capital Macapá.
Segundo o Corpo de Bombeiros, 15 agentes da Defesa Civil Estadual foram à cidade neste domingo para avaliar a situação. Ao todo, 150 famílias distribuídas por cinco bairros foram afetadas. Para auxiliar os moradores, a Defesa Civil e a prefeitura disponibilizaram caminhões e pick-ups, para realizar o transporte até os abrigos temporários, instalados em escolas. De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, mesmo assim, muitas famílias resistem em deixar suas casas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, há previsão de chuva até esta sexta-feira.
Nesta segunda-feira, as fortes chuvas permaneceram e mais 30 casas na localidade de Assentamento Irineu foram atingidas. Todas as famílias afetadas serão removidas para os abrigos temporários ao longo do dia, segundo a Defesa Civil Estadual.
A maior preocupação neste momento é com o risco de contaminação pela água e das pessoas contraírem doenças endêmicas. Assim, a prefeitura e a Defesa Civil estão distribuindo água potável e hipoclorito para a população.
* Com informações da Agência Brasil