Após duas semanas, Lula volta a Brasília para negociar PEC
Presidente eleito estava se recuperando de procedimento médico
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva está em Brasília nesta segunda-feira (28) para atuar nas negociações da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que visa liberar um montante financeiro para programas sociais, e também para fechar nomes para Ministérios do novo governo.
Lula se reúne com aliados no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), onde fica a equipe da transição, após ficar duas semanas longe fisicamente das negociações por conta de sua participação na reunião da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP27, no Egito, e por conta da recuperação após passar por um procedimento médico na garganta.
O presidente eleito tem agenda com seu vice, Geraldo Alckmin, responsável pelo processo de transição e pelos principais anúncios até o momento com as nomeações das equipes temáticas que analisam a situação de cada pasta do atual governo de Jair Bolsonaro.
Além disso, como ocorreu na última semana, os trabalhos devem ser paralisados por algumas horas para acompanhar o jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar.
Segundo aliados, Lula deve ficar a semana toda na capital federal e começará a receber os relatórios dos grupos de trabalho já a partir do dia 30 de novembro.
Mas, o foco deve ser a PEC da Transição, que precisa tramitar no Congresso ainda neste ano para ter validade já em janeiro e garantir o pagamento de auxílios federais.
Lula toma posse como novo chefe de Estado brasileiro no dia 1º de janeiro de 2023. .