Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Queda de avião no interior de São Paulo deixa 62 mortos

Aeronave que saiu de Cascavel, no Paraná, caiu em Vinhedo

9 ago 2024 - 14h55
(atualizado em 10/8/2024 às 09h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Um avião com 62 pessoas a bordo, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes, caiu nesta sexta-feira (9) em um condomínio residencial no bairro Capelo, em Vinhedo, no interior de São Paulo.

    As Prefeituras de Vinhedo e Valinhos, cidade vizinha, confirmaram que "não há sobreviventes" no desastre aéreo.

   Em nota, a Voepass Linhas Aéreas, companhia aérea dona da aeronave, informou que trata-se de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, que partiu de Cascavel, no Paraná, às 11h58 (horário local), rumo ao aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo.

   A antiga empresa Passaredo disse ter acionado todos os meios para apoiar os envolvidos, mas explicou que não havia confirmação de como "ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo".

   Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o avião despencando enquanto girava no ar. Na sequência, é possível ver uma explosão e uma fumaça preta saindo da aeronave, fabricada pela empresa franco-italiana ATR, joint venture entre a Airbus e a Leonardo.

   O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar foram mobilizados para atender a ocorrência. Em um evento em Florianópolis, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou a tragédia e pediu um minuto de silêncio pelas vítimas.

   "Eu tenho que ser portador de uma notícia muito ruim. Eu queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, com 58 passageiros e quatro tripulantes, e parece que todos morreram", declarou o petista. 

   Já o governo de São Paulo enviou reforços ao local, incluindo equipes do Instituto Médico Legal (IML) e os responsáveis pelo recolhimento de corpos. O governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), foi a Vinhedo para acompanhar os trabalhos das equipes.

   Por sua vez, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, divulgou que vai criar uma equipe de trabalho para acompanhar os desdobramentos do acidente aéreo e "identificar os problemas ocorridos". Já a Polícia Federal (PF) abriu uma investigação para apurar eventuais responsabilidades pela tragédia, além de ter criado um gabinete de crise no Aeroporto de Guarulhos para atender familiares das vítimas.

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade