Base do Exército no Rio recebe blindados antiaéreos para Copa
O Exército brasileiro recebeu na quinta-feira as primeiras oito unidades do blindado de artilharia antiaérea alemão Gepard 1A2. Os veículos desembarcaram na Base de Apoio Logístico do Exército, no Rio de Janeiro, e fazem parte do sistema de segurança a ser implantado pelas Forças Armadas durante os grandes eventos sediados no Brasil nos próximos anos - a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorrem em junho e julho deste ano, a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.
Conheça o Gepard, o gigante de aço do Exército
Ao todo, 34 unidades foram adquiridas pelo governo brasileiro - as demais devem ser entregues em 2015. Em uso pelas Forças Armadas da Alemanha, os veículos passaram por modernização em 2010, com inclusão de novos sistemas de radar e informática que permitirão sua operação até 2030, segundo o Ministério da Defesa.
Projetado na década de 1960, no auge da Guerra Fria, para defender a Alemanha de um eventual avanço de aviões soviéticos, o Gepard é produzido pela empresa alemã KMW e entrou em serviço no início dos anos 70. Baseado no tanque Leopard - em operação atualmente no Exército Brasileiro -, o Gepard é equipado com uma grande torre giratória, dotada de um par de canhões Oerlikon KDA, de 35 mm.