Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Bolsonaro desiste de base americana no Brasil, diz jornal

Segundo a "Folha de S.Paulo", presidente fez chegar a informação a oficiais generais das Forças Armadas, que eram contrários à proposta

8 jan 2019 - 07h34
(atualizado às 07h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Jair Bolsonaro recuou da intenção inicial de possivelmente permitir a instalação de uma base militar norte-americana em território brasileiro, e fez chegar a informação a oficiais generais da cúpula das Forças Armadas que eram contrários à proposta, segundo o jornal "Folha de S.Paulo" desta terça-feira (8).

A Folha informou que apurou com generais que o recado foi passado pelo ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, depois da repercussão negativa entre a cúpula militar da ideia levantada pelo presidente.

Presidente Jair Bolsonaro durante evento da Força Aérea em Brasília 04/01/2019 REUTERS/Adriano Machado
Presidente Jair Bolsonaro durante evento da Força Aérea em Brasília 04/01/2019 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

Bolsonaro sinalizou na semana passada, em entrevista ao SBT, a possibilidade de instalação de uma base dos EUA no Brasil. Uma alta fonte militar disse à "Reuters" que as Forças Armadas são contra essa ideia.

O chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, confirmou a abertura de Bolsonaro a uma possível base dos EUA em entrevista a repórteres em Lima, na sexta-feira, após encontro de chanceleres da região sobre a crise atravessada pela Venezuela.

Na entrevista ao SBT, Bolsonaro afirmou que sua aproximação com os EUA é "uma questão econômica, mas pode ser bélica também", e disse, ao ser indagado sobre a possibilidade de instalação de uma base militar norte-americana em solo brasileiro, que "a questão física pode ser até simbólica".

A sinalização feita por Bolsonaro foi mais uma demonstração do presidente da vontade de aumentar a aproximação do Brasil com os Estados Unidos. Bolsonaro não esconde sua admiração pelo presidente norte-americano, Donald Trump, e o governo brasileiro espera a confirmação de sua visita aos EUA dentro dos próximos meses.

Veja também:

Top Político: Guedes afirma que não há briga entre áreas econômica e política do governo:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade