Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bolsonaro rende homenagem a ex-ditador paraguaio Stroessner

26 fev 2019 - 15h42
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Jair Bolsonaro rendeu nesta terça-feira uma homenagem ao ex-ditador paraguaio Alfredo Stroessner durante ato ao lado do presidente do Paraguai, Mario Abdo, na hidrelétrica de Itaipu, localizada na fronteira entre os dois países.

Abdo e Bolsonaro na hidrelétrica de Itaipu 26/2/2019 Alan Santos/Presidência da República/REUTERS.
Abdo e Bolsonaro na hidrelétrica de Itaipu 26/2/2019 Alan Santos/Presidência da República/REUTERS.
Foto: Reuters

Os dois presidente participaram da posse do novo diretor brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna, em Hernandarias, a 340 quilômetros a leste de Assunção.

Em seu discurso, Bolsonaro lembrou das autoridades brasileiras que estiveram à frente das negociações para o início das obras de Itaipu em meados da década de 1960 e para sua posterior construção.

"Isso tudo não seria suficiente se do lado de cá não houvesse um homem de visão, um estadista, que sabia perfeitamente que o seu país só poderia progredir se tivesse energia. Então aqui também a minha homenagem ao nosso general Alfredo Stroessner", disse Bolsonaro.

Em seu discurso, Bolsonaro também lembrou o general João Batista Figueiredo, último presidente do regime militar no Brasil, por ter ligado a primeira turbina de Itaipu, e afirmou "esquerda nunca mais!"

Stroessner governou com mão de ferro o Paraguai por 35 anos até 1989. Abdo é filho do secretário privado do ditador e cresceu junto aos netos de Stroessner, mas desde que assumiu a Presidência do país evita referir-se publicamente ao general.

Durante o período de Stroessner houve 59 execuções extrajudiciais, 336 desaparecidos, 18.772 torturados e 3.470 exilados, segundo relatório de 2008 da Comissão de Verdade e Justiça.

Bolsonaro e Abdo devem reunir-se em 12 de março em Brasília para iniciar as negociações sobre Itaipu e a construção de uma segunda ponte sobre o rio Paraná para unir os dois países.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade