Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasil assina acordo para produzir vacina experimental contra Covid-19

27 jun 2020 - 12h27
(atualizado às 12h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil anunciou neste sábado que assinou um contrato de 127 milhões de dólares para começar a produzir localmente uma vacina experimental desenvolvida pela AstraZeneca, que se mostrou promissora para combater a Covid-19.

Profissionais de saúde tratam de paciente com coronavírus em hospital em Santo André (SP) 
12/05/2020
REUTERS/Rahel Patrasso
Profissionais de saúde tratam de paciente com coronavírus em hospital em Santo André (SP) 12/05/2020 REUTERS/Rahel Patrasso
Foto: Reuters

O produto da AstraZeneca é considerado o principal candidato do mundo e o mais avançado em termos de desenvolvimento para obter licença e se tornar uma vacina oficial contra a doença, segundo a Organização Mundial da Saúde.

A farmacêutica britânica já está realizando testes em larga escala e se encontra em estágio intermediário de ensaios com humanos, desenvolvidos por pesquisadores da Universidade de Oxford.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, disse em entrevista coletiva que o país produzirá inicialmente cerca de 30 milhões de doses da vacina, com metade sendo entregue em dezembro e o restante em janeiro.

Franco disse que o Brasil está ciente do risco, caso a vacina não cumpra todos os requisitos de licenciamento necessários ou outra vacina obtenha a aprovação mais rapidamente.

A vacina será produzida pela Fundação Osvaldo Cruz, também conhecida como Fiocruz, a principal organização de saúde pública do país, disse Franco.

O Brasil é o segundo país mais afetado pela pandemia de coronavírus, com mais de 1,2 milhão de casos confirmados até sexta-feira e mais de 55.000 mortes.

Se a vacina for eficaz, o acordo prevê que 100 milhões de doses estarão à disposição da população brasileira. Foi acertada também a transferência de tecnologia de formulação.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade