Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasil buscará cooperação internacional se investigação de ataques apontar responsáveis no exterior

Ministro da Justiça disse ainda que pretende apresentar nos próximos 10 dias um pacote de medidas para evitar casos como semelhantes

12 jan 2023 - 18h44
(atualizado às 18h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Brasil buscará cooperação internacional se investigação de ataques apontar responsáveis no exterior
Brasil buscará cooperação internacional se investigação de ataques apontar responsáveis no exterior
Foto: Renato Alves/ Agência Brasília / Estadão

O ministro da Justiça,Flávio Dino, afirmou nesta quinta-feira que o Brasil buscará cooperação internacional caso as investigações sobre os atos antidemocráticos de domingo apontem a participação de pessoas no exterior.

"A orientação administrativa que dei ao dr. Andrei foi no sentido de investigar toda a cadeia de mandantes. E se essa cadeia de mandantes obviamente envolver pessoas que estão em outros países, é claro que a cooperação policial e a cooperação jurídica será buscada", disse o ministro em entrevista à CNN Brasil, citando o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

O ministro disse ainda que pretende apresentar nos próximos 10 dias um pacote de medidas para evitar casos como a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, o que inclui mudanças na gestão da segurança pública do Distrito Federal, de forma a evitar violência na capital do país.

Na quarta-feira, a Reuters revelou que parlamentares dos Estados Unidos e do Brasil estão buscando maneiras de cooperar em na investigação sobre os ataques em Brasília por manifestantes bolsonaristas, compartilhando lições de investigações sobre a invasão ao Capitólio norte-americano em 2021.

Ao comentar notícia sobre minuta de decreto encontrada na casa do ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro Anderson Torres para reverter o resultado da eleição passada, em que Jair Bolsonaro perdeu para Luiz Inácio Lula da Silva, Dino disse que prenderia em flagrante quem portasse o documento, em vez de guardá-lo em sua própria residência.

O ministro da Justiça avaliou ainda que o documento --uma minuta de decreto para a instauração de estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)-- configuraria um golpe de Estado.

A existência do documento aponta, segundo o ministro da Justiça, que os atos de vandalismo e depredação no último domingo por bolsonaristas não foram um ato isolado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade