O ministro da Defesa, Celso Amorim, assinou nesta quinta-feira, na Suécia, dois acordos que dão sequência ao processo de compra dos 36 aviões de caça Gripen NG. O primeiro acordo institui que os dois países podem estreitar conversas sobre outros projetos na área militar, e o segundo acordo se refere à proteção de informações sigilosas sobre a compra dos caças e de outros projetos que possam ser desenvolvidos entre Brasil e Suécia. Agora, os acordos serão encaminhados para apreciação do Congresso Nacional.
Antes da assinatura, Amorim se reuniu com a ministra da Defesa sueca, Karim Enström. À ministra, ele reiterou a importância da transferência de tecnologia como condicionante para a compra dos caças. Essa questão já havia sido destacada pelo ministro quando do anúncio da escolha dos Gripen NG. Com acesso aos códigos-fonte, o Brasil poderá integrar outros equipamentos e sistemas às funções originais dos aviões.
Durante o encontro - do qual também participou o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro Juniti Saito - o ministro Amorim também abordou o direito de comercialização dos Gripen NG, que serão produzidos no Brasil a partir da transferência de tecnologia. O entendimento entre Brasil e Suécia é que essa comercialização possa ser feita com países da América Latina, além das nações em desenvolvimento com as quais o Brasil possui "estreita relação bilateral".
Saito garantiu aos suecos que o Brasil possui um parque industrial apto a receber a nova tecnologia advinda do negócio entre os países: "Posso garantir que estamos preparados e que vamos honrar todos os compromissos sobre confidencialidade de informações." Os ministros de Brasil e Suécia ainda conversaram sobre o empréstimo de dez caças Gripen C/D enquanto os NG não são entregues.
A expectativa é que seis unidades da versão C/D cheguem ao Brasil no primeiro trimestre de 2016 e os outros quatro desembarquem por aqui no início de 2017. As primeiras unidades da versão NG são esperadas para 2018. Diante disso, o comandante da FAB destacou a importância do contato prévio dos pilotos e equipes técnicas de solo com uma versão similar à adquirida pelo Brasil, familiarizando-os com o equipamento.
Gripen - Segundo a fabricante, o Gripen NG é o caça mais ágil do mundo em combate de perto
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Caça sueco tem 14,1 metros de comprimento
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - De acordo com a fabricante, o custo da hora de voo da aeronave é menor a US$ 4 mil
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - A envergadura da asa (incluindo os lançadores) é de 8,6 metros, de acordo com a fabricante
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Caça possui radar ES 05 Raven, desenvolvido pela Selex-Galileo com a Saab e a indústria brasileira
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Aeronave tem capacidade máxima de 7 toneladas de combustível
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Gripen - Fabricante garante que caça apresenta os menores custos operacionais e de logística entre todos os caças atualmente em serviço
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Gripen - Aeronave apresenta um avançado layout 100% digital, com grandes e coloridos displays
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Gripen - Caça possui, segundo a fabricante, 120 mil horas de voo acumuladas nas Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca, Hungria e África do Sul, assim como na Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Distância de pouso da aeronave é menor a 500 metros
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Gripen - A versão biposto retém toda a capacidade operacional da versão monoposto
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Gripen - O Programa do Gripen NG conta com o apoio total do governo sueco
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - O motor General Electric F414G do Gripen NG é um turbojato modular
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Motor do caça apresenta uma baixa razão de diluição e eficiência no consumo de combustível
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Gripen - Com uma taxa de empuxo superior a 22 mil lb (98 kN), o F414G gera 20% mais empuxo que o atual Volvo Aero RM12 do Gripen
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Gripen - Empuxo superior viabiliza velocidade de super-cruise equivalente a Mach 1.1, com armas ar-ar
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Gripen - Integrando o único radar AESA de 2a geração do mundo, o ES 05 Raven, o Gripen NG garante sua vantagem em termos de noção situacional, diz a Saab
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - O radar ES 05 Raven, desenvolvido pela Selex-Galileo com a Saab e a indústria brasileira, é o único radar de combate do mercado munido de uma placa oscilante (swash plate) móvel
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - O novo radar traz melhorias em todos os aspectos quando comparado com os radares existentes, afirma a fabricante
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Segundo a fabricante, caça tem melhor rastreamento de alvo
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Gripen - Segundo a fabricante, caça tem amplo campo visual
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Gripen - Segundo a fabricante, caça tem flexibilidade de modos
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Gripen - Segundo a fabricante, caça tem maior alcance de detecção
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Gripen - Segundo a fabricante, caça tem melhores dados eletrônicos de suporte
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Gripen - Segundo a fabricante, caça tem maior disponibilidade operacional e menores custos de ciclo de vida
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Gripen - Tempo de imobilização no solo é menor a 10 minutos, garante a fabricante
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Gripen - O Gripen NG é descrito pela fabricante como um caça multiemprego
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Gripen - A capacidade NCW do Brasil será significativamente aprimorada, operando-se o Gripen NG em combinação com o sistema E-99 ERIEYE da Embraer, diz a Saab
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Gripen - Substituição de motor é menor do que uma hora, diz fabricante
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Aeronave possui mais de 22 mil libras de empuxo, garante a Saab
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Rafale - De fabricação francesa, o caça Rafale é feito pela Dassault
Foto: Dassault / Divulgação
Rafale - Segundo a fabricante, caça francês tem 5, metros de altura
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Rafale - Espaço necessário para aterrisagem do Rafale é de 450 metros, de acordo com a Dassault
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Rafale - Segundo a fabricante, caça francês tem 15, 3 metros de comprimento
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Rafale - Segundo a fabricante, caça francês tem 10,0 metros de envergadura
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Super Hornet - Caça possui 11 estações de arma
Foto: Marinha dos Estados Unidos / Divulgação
Super Hornet - O primeiro esquadrão operacional do F/A-18E/F foi criado em junho de 2001
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Super Hornet - Segundo a fabricante, sistema de controle de voo digital do caça é capaz de detectar danos ao sistema de controle, ou a perda total do controle de um voo e ainda permite uma recuperação segura
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Super Hornet - Os dois motores do caça produzem juntos 44.000 libras de impulsão
Foto: Marinha dos Estados Unidos / Divulgação
Super Hornet - A aeronave F/A-18E/F Super Hornet é construída pela Boeing