Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Câmara aprova texto-base de projeto defendido por Bolsonaro que muda Código de Trânsito

23 jun 2020 - 20h03
Compartilhar
Exibir comentários

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o texto principal de projeto do Poder Executivo que modifica o Código de Trânsito Brasileiro, com um placar folgado de 353 votos a 125.

Carros no trânsito em Brasília
16/04/2020
REUTERS/Ueslei Marcelino
Carros no trânsito em Brasília 16/04/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

Entregue ao Congresso pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro em 2019, o projeto foi alvo de críticas de parlamentares da oposição, por considerarem que flexibiliza as regras de trânsito em um país já marcado por altos índices de acidentes.

Na tentativa de adiar a votação, a oposição defendeu que a Casa deveria se debruçar sobre matérias voltadas ao combate à Covid-19. Foram apresentados requerimentos de retirada de pauta e de adiamento da discussão, todos rejeitados.

O texto aprovado na forma de um substitutivo do deputado Juscelino Filho (DEM-MA) aumenta a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dez anos e vincula a suspensão do direito de dirigir por pontos à gravidade da infração, segundo a Agência Câmara.

A atual validade da CNH de 5 anos fica mantida para condutores com mais de 50 anos, mas foi estendida pelo projeto para 10 anos àqueles com idade inferior a 50 anos.

A exigência de renovação a cada três anos passa a ser apenas para motoristas a partir de 70 anos, e não mais a partir dos 65 anos, ainda segundo a agência de notícias.

O texto, que ainda pode ser alterado decorrer da análise de emendas a serem votadas separadamente, prevê ainda a renovação a cada 5 anos para os que exercem a atividade remunerada de condutores.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade