Casamento Real: Por que a princesa Eugenie escolheu um vestido que deixava sua cicatriz à mostra
A princesa do Reino Unido foi submetida a uma grande cirurgia nas costas quando era criança. 'Eu quis que meu vestido de noiva mostrasse minha cicatriz', disse ela.
A princesa Eugenie, neta da rainha Elizabeth II, se casou nesta sexta-feira com Jack Brooksbank, no Castelo de Windsor. É o segundo casamento real do ano - o primeiro foi o do príncipe Harry com Meghan Markle, em maio.
Um destaque especial da cerimônia foi o vestido da noiva, com um decote nas costas que deixava aparente uma longa cicatriz vertical. Aos 12 anos, a princesa passou uma grande cirurgia para tratar uma escoliose - uma curvatura na coluna.
Antes da cerimônia, a princesa falou sobre a importância de mostrar para "as pessoas suas cicatrizes". "Eu fiz uma operação na coluna quando tinha 12 anos. Vocês vão vê-la na sexta-feira (no casamento). É uma forma amável de honrar as pessoas que cuidaram de mim e uma forma de apoiar os jovens que também precisam passar por isso", disse Eugenie em uma entrevista.
"Eu acho que podemos mudar o conceito de beleza. E você pode mostrar suas cicatrizes para as pessoas. Eu acho que é algo muito especial defender isso", afirmou.
A cerimônia foi acompanhada pela rainha e pelo príncipe Philip. Também estavam presentes o príncipe Charles, o duque e a duquesa de Cambridge, William e Kate, e o duque e a duquesa de Sussex, Harry e Meghan.
Entre os cerca de 850 convidados, também estavam celebridades, como Robbie Williams. O tenor italiano Andrea Bocelli cantou duas músicas durante a cerimônia, que também teve a apresentação de membros da Orquestra Filarmônica Real.
O que é a escoliose e por que afeta principalmente meninas?
No começo deste ano, a princesa Eugenie exibiu pela primeira vez o raio-X de quando estava sendo tratada quando era criança.
A escoliose é uma condição que faz com que a coluna se incline para um dos lados, fazendo as costas parecerem arredondadas e os ombros sobressaírem. Geralmente, aparece por volta dos 10 a 15 anos. Muitas vezes, a causa não é conhecida.
Cerca de 4 a cada 1 mil crianças precisam ser tratadas por um especialista. No caso da Princesa Eugenie, foi necessário fazer uma cirurgia corretiva.
https://www.instagram.com/p/Bkp5BlUgEAT/?taken-by=princesseugenie
Eugenie, que tem 28 anos, já deu entrevistas sobre como se sentiu antes da cirurgia: "Eu ainda consigo me lembrar como eu estava nervosa".
"Durante minha operação, que durou oito horas, os meus médicos inseriram hastes de titânio com 8 polegadas (cerca de 20 centímetros) de cada lado da minha coluna, e parafusos de uma polegada e meia (4 centímetros) na parte superior do meu pescoço. Depois de três dias na UTI, eu passei uma semana no hospital e seis dias em uma cadeira de rodas. Mas, depois disso, eu estava andando novamente", contou Eugenie, em depoimento para o site do Hospital Ortopédico Real Nacional, onde ela foi operada.
Segundo a Associação de Escoliose do Reino Unido, 5 em cada 6 adolescentes com escoliose são mulheres - não se sabe o motivo da prevalência.
Jan Lehovsky, cirurgião de coluna que fez parte da equipe que operou a princesa, afirmou: "A maioria dos pacientes com escoliose são meninas e ela (Eugenie) é um exemplo. Ela pode inspirá-las, o que é tão importante para as meninas que passam por essa cirurgia".
Quanto custou o casamento e quem está pagando?
Uma das maiores despesas do casamento real é, provavelmente, a segurança. A conta será paga pela polícia - ou seja, pelos contribuintes.
No caso do casamento do duque e da duquesa de Sussex, em maio, o gasto com segurança foi estimado entre 2 e 4 milhões de libras (cerca de 10 a 20 milhões de reais). Já com relação ao casamento de Eugenie, não há estimativas. Mas, como o público que compareceu à cidade de Windsor para saudar os noivos foi menor, é provável que os gastos com segurança também sejam mais baixos.
Já as despesas privadas do casamento - como flores, festa e o próprio vestido - serão pagas pela própria família real.