Chuvas em Pernambuco: 126 morreram e ao menos 2 estão desaparecidos
Recife ainda tem alto risco de alagamentos e deslizamentos de encostas, já que o solo já está bastante encharcado.
Pelo menos 126 pessoas morreram em Pernambuco devido às fortes chuvas nos últimos dias, segundo informações divulgadas pelas autoridades nesta quarta (01/06). Ao menos 2 pessoas estão desaparecidas. O número de desabrigados pela chuva chega a 6 mil.
Há previsão de mais chuvas para o Recife ao longo de toda a semana, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) diz que volume de chuva diminuiu, mas deve continuar com intensidade moderada na região metropolitana de Recife e na Zona da Mata até sexta-feira (3).
A cidade ainda tem alto risco de alagamentos e deslizamentos de encostas, já que o solo já está bastante encharcado.
Outras parte de Pernambuco e regiões da Paraíba e do Alagoas estão em alerta laranja - menos chuvas, mas ainda grande possibilidade de deslizamentos e alagamentos devido ao acumulado de chuvas.
Recife esteve em alerta vermelho no fim de semana — o que significa volume de precipitação alto (acima de 60mm por hora ou 100mm em 24 horas) e grande possibilidade de acidentes e riscos de vida.
Resgate
Ao menos 2 estão desaparecidos, mas o número pode pode ser maior.
No domingo, moradores e equipes profissionais de resgate faziam intensos trabalhos de buscas no Jardim Monte Verde, área limítrofe entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes.
Nesta segunda, as forças de segurança, a Defesa Civil, o Exército e órgãos municipais estão atuando em 7 pontos de deslizamento da Região Metropolitana do Recife.
A Região Metropolitana do Recife, a Zona da Mata e o Agreste de Pernambuco registraram nas últimas precipitações acima de 100 milímetros nos últimos dias.
O governador Paulo Câmara antecipou a nomeação de 92 novos soldados do Corpo de Bombeiros que iriam tomar posse a partir de 6 de junho, para reforçar o trabalho de socorro às vítimas das chuvas. O governador também solicitou o apoio do Comando Militar do Nordeste com efetivo, embarcações e aeronaves para o serviço de busca e salvamento.
"Mobilizamos todo o efetivo do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual, da Polícia Militar e da Assistência Social para o suporte aos municípios no atendimento às vítimas das chuvas. Estamos adiantando a nomeação dos novos soldados dos Bombeiros e também solicitei o apoio do Comando Militar do Nordeste", afirmou o governador, em nota.
O presidente Jair Bolsonaro sobrevoou a cidade na manhã de segunda (30) e disse lamentar a tragédia.
6 mil desabrigados
Mais de seis mil pessoas estão desabrigadas, segundo balanço divulgado pela Central de Operações da Codecipe na manhã de quarta.
A prefeitura de Recife abriu escolas e creches para receber as famílias que necessitam. A lista completa foi colocada na internet pelo governo do Estado (confira aqui).