Ciclone se forma na costa gaúcha e altera tempo no estado
Fenômeno traz vento extremamente forte em alto mar e impulsiona uma massa de ar frio para o Sul e parte do Sudeste do Brasil.
Um ciclone extratropical se formou a Leste e Sudeste do Rio Grande do Sul, no final a sexta-feira, e se intensifica durante este sábado. O sistema, embora não cause perigo em terra firme, traz vento extremamente forte em alto mar e impulsiona uma massa de ar frio para o Sul e parte do Sudeste do Brasil.
Segundo a Metsul Meteorologia, o ciclone, posicionado no começo deste sábado nas latitudes a Leste do Uruguai, sobre o Atlântico, vai permanecer o tempo inteiro sobre o mar e não vai atingir diretamente nenhuma área do Brasil. Embora o centro da tempestade no mar não chegue a nenhum ponto do Brasil, os efeitos de um sistema de tão grande escala repercutem numa extensa área do Sul e do Sudeste do território brasileiro.
Os reflexos deste ciclone extratropical deste fim de semana serão sentidos no tempo nos estados do Sul e do Sudeste hoje e no começo da semana. Este fenômeno irá impulsionar uma massa de ar frio para o Sul do Brasil com queda de temperatura neste fim de semana. Mesmo não sendo uma massa de ar frio forte, o ar seco a Oeste do ciclone, entretanto, vai favorecer intenso resfriamento noturno
Assim, espera-se temperatura mais agradável durante o dia e noites mais frias, o que já se percebe no começo deste sábado que começou com mínimas de um dígito no Sul do estado gaúcho. O amanhecer do domingo será frio em quase todo o estado e pode gear na área de São José dos Ausentes.
O vento sopra moderado e por vezes com rajadas, até de 60 km/h a 80 km/h, no Sul e no Leste gaúcho neste sábado, mas enfraquece no fim do dia e será calmo a fraco na esmagadora maioria das cidades no domingo à medida que o ciclone se afasta. O mar pode ficar agitado e com ressaca no começo da semana na costa gaúcha.