1º BPM celebra redução histórica da criminalidade na Zona Sul de Porto Alegre
As equipes também atuam em operações nos finais de semana, nos estádios e em ações comunitárias, atendendo cerca de 300 mil pessoas na Zona Sul
O ano de 2024 marca um momento histórico para a segurança pública na área do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Porto Alegre, com destaque para a expressiva queda no número de crimes. Na região da Zona Sul, composta por 21 bairros, o roubo de veículos foi o crime que mais reduziu, apresentando queda de 50% em relação ao ano passado. Em um panorama de 10 anos, a diminuição chega a impressionantes 97%, consolidando a eficácia das ações de policiamento e planejamento estratégico.
O mês de julho foi emblemático, registrando apenas duas ocorrências de roubo de veículos na região do batalhão. Além disso, os roubos a estabelecimentos comerciais também tiveram redução significativa: de 360 casos em 2014 para 62 em 2024, uma queda de 83%. As equipes do 1º BPM também atuam em operações nos finais de semana, nos estádios e em ações comunitárias, atendendo cerca de 300 mil pessoas na Zona Sul.
Segundo o comandante do 1º BPM, Eduardo Moura, o sucesso reflete a aplicação do programa RS Seguro, do Governo do Estado, que estabelece diretrizes claras para o combate à criminalidade em regiões prioritárias. "Esse programa criou diretrizes bem definidas para aferirmos nossa capacidade operacional e para sabermos como devemos direcionar nossos recursos", afirmou. Moura destacou ainda o trabalho de inteligência como peça-chave, permitindo a análise de dados criminais para uma aplicação eficiente dos recursos operacionais.
O comandante Moura ressaltou a importância da cooperação entre diferentes instituições e a comunidade para alcançar esses resultados. "A Brigada Militar não faz nada sozinha. Esse trabalho é o resultado de um esforço conjunto, envolvendo a Polícia Civil, outros órgãos do Estado e, claro, a comunidade. Esse trabalho coletivo nos permitiu alcançar essa redução histórica na criminalidade", concluiu, destacando a importância de manter a parceria para garantir a segurança e a qualidade de vida na região.