21 de março: Dia Internacional contra a discriminação racial; veja como o racismo permeia a sociedade
A efeméride busca mostrar à população que ainda há um longo caminho para que o racismo seja erradicado de todas as esferas da sociedade
O dia 21 de março é reservado para que a população relembre que ainda há um longo caminho para que o racismo seja erradicado de todas as esferas da sociedade. Em 1966, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, em memória ao massacre de Shapeville, que ocorrera no mesmo dia em Joanesburgo, na África do Sul, em 1960.
Os dados publicados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelaram que, em 2022, os registros de casos de racismos aumentaram 68%, com as injúrias raciais crescendo quase 33%. No país, houve 2.458 denúncias. Nesse sentido, o Rio de Janeiro foi o estado com a maior proporção de aumentos, quase dobrando as denúncias, de 168 para 322. Ao somarem-se com os casos de injúria, mais de 2 mil instâncias de racismos ocorreram aos cidadãos fluminenses.
Tipos de racismo
Muitos não sabem, mas o racismo não acontece só ao chamar uma pessoa negra de "macaco", ou agredi-la por sua cor. A verdade é que, em todos os âmbitos sociais, cidadãos pretos são prejudicados. Conheça alguns tipos de racismo, que vão desde explícitos até os mais sutis, entretanto, todos danosos a pessoas pretas:
Individual
É o caso mais reconhecido e explícito. Acontece quando há atitudes discriminatórias individuais, por meio de estereótipos, insultos e rejeição a uma pessoa que não possua as mesmas características étnicas que a sua.
Estrutural /social
Um tipo que vem ganhando reconhecimento na atualidade. Trata-se de uma estrutura institucional, cultural e social que enraíza o pensamento de diminuição da pessoa preta.
Religioso
É um conjunto de ideias e práticas violenta que expressam a discriminação e o ódio por determinadas religiões de matrizes africanas, como Umbanda e Candomblé.
Logo na primeira semana de 2023, o presidente Lula sancionou a criação do Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. O texto foi assinado conjuntamente pelas ministras da Cultura, Margareth Menezes, e da Igualdade Racial, Anielle Franco. pic.twitter.com/8sOWrtBlxo
— Ministério da Cultura (@CulturaGovBr) March 21, 2024
Institucional
Prática de uma determinada organização, empresa, grupo, associação ou instituição pública em não promover um serviço para determinada pessoa devido sua cor, cultura ou origem étnica.
Ambiental/Ecológico
É detectado quando as populações periféricas não recebem o mesmo tratamento que uma área central. Este tipo de racismo ganhou relevância com o recente caso de afundamento do solo na capital de Alagoas, Maceió. A extração de sal-gema pela mineradora Braskem atingiu a estrutura de periferias, habitada majoritariamente por pessoas pretas.
Há diversas outras instâncias de racismo, como no mundo cosmético, que prioriza a pele branca em seus produtos. A Saúde também expressa pensamentos racistas, como menor disponibilidade em áreas pobres e falta de especialização na anatomia da população negra.
Medidas públicas
Neste 21 de março, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa da inauguração do Plano Juventude Negra Viva (PJNV), que busca reduzir a vulnerabilidade dos jovens negros brasileiros. Algumas diretrizes do programa englobam "elaborar e institucionalizar cursos voltados aos profissionais de segurança
pública para atuação frente a grupos vulneráveis" e instruções a policiais sobre abordagens de jovens pretos.
No aniversário do PT, na última quarta-feira (20), Lula destacou a importância da proteção das crianças que sofrem diariamente com racismo. "Não podemos assistir apáticos ao extermínio da juventude negra do nosso país", declarou.
"Não podemos assistir apáticos ao extermínio da juventude negra do nosso país", afirmou o presidente Lula durante a cerimônia de lançamento do Plano Juventude Negra Viva, nessa quinta-feira, 21/03.
📲 DIGITAL/PR pic.twitter.com/fKoW4dOuWq
— Governo do Brasil (@govbr) March 21, 2024