Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

60,1ºC no RJ: Brasil enfrenta onda de calor neste fim de semana

Grande parte do país está em alerta vermelho para as altas temperaturas

17 mar 2024 - 09h09
(atualizado às 09h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O Rio de Janeiro bateu neste final de semana o recorde de calor, com a maior sensação térmica já medida pelo sistema Alerta Rio: os termômetros atingiram nada menos que 60,1ºC às 10h20 de sábado (16). Segundo informações da prefeitura. o registro foi feito na estação de Guaratiba, na zona oeste da cidade.

Sensação térmica de 60°C no Rio de Janeiro
Sensação térmica de 60°C no Rio de Janeiro
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil / Perfil Brasil

Até então, o recorde de maior sensação térmica havia sido em novembro de 2023. A mesma estação meteorológica marcou sensação de 59,7ºC.

Assim, diante das altas temperaturas, a Secretaria Municipal de Saúde  reforçou medidas de cuidado e prevenção para as pessoas, principalmente, para os que têm situação de saúde mais vulnerável. Nesta lista, portanto, estão quem toma remédios de uso contínuo, pessoas hipertensas, diabéticas e com insuficiência cardíaca.

Calor no Brasil

Grande parte do Brasil está em alerta vermelho para o calor. Desta forma, março de 2024 terá temperaturas 5 ºC acima da média mensal em diversas regiões do país.

Tal situação climática se deve a fenômenos globais como o El Niño, mas, por trás disso, está o processo conhecido como  'domo de calor'. Em outras palavras, acontece quando há o aprisionamento de uma grande massa de ar quente numa determinada região.desta forma, funciona como uma espécie de "tampa" na atmosfera. Isso impede a chegada de frentes frias ou chuvas e faz os termômetros subirem de forma drástica, em resumo.

"O centro do sistema de alta pressão atmosférica vai se mover gradualmente (nos próximos dias) em direção a São Paulo, Minas e Rio de Janeiro. Nos últimos dias deste verão, este centro de alta pressão ficará sobre o Sudeste", explica à BBC Brasil a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade